- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Convite a nazista ucraniano no Canadá foi 'desastre diplomático', classifica veterano da 2ª Guerra

© AFP 2023 / SEAN KILPATRICKVladimir Zelensky participa da sessão do Parlamento canadense, em Ottawa, que homenageou veterano nazista. Canadá, 22 de setembro de 2023
Vladimir Zelensky participa da sessão do Parlamento canadense, em Ottawa, que homenageou veterano nazista. Canadá, 22 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.10.2023
Nos siga no
O convite ao nazista ucraniano Yaroslav Hunka para sessão de homenagem no Parlamento do Canadá representa um desastre diplomático para o governo local e a Ucrânia. É o que afirmou o veterano da Segunda Guerra Mundial Frank Cohn, dos Estados Unidos, à Sputnik.
Durante visita do presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, ao país, Yaroslav Hunka foi aplaudido de pé inclusive pelo primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau. O episódio, que levantou críticas por todo o mundo, levou ao pedido de demissão do líder da Câmara dos Comuns, Anthony Rota.

"O convite ao nazista ucraniano de 98 anos para o Parlamento canadense foi, sem dúvida, um desastre diplomático e provavelmente pretendia ser assim pelo presidente, que deve ter querido constranger o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau", afirma Frank Cohn.

Ex-voluntário de grupo nazista

Em 22 de setembro, Hunka foi convidado pelo presidente da Câmara dos Comuns, Anthony Rota, para a visita de Zelensky ao Parlamento, quando chegou a ser elogiado como um "herói" que lutou contra os russos na Segunda Guerra Mundial.
O ucraniano de 98 anos foi ex-voluntário da 14ª Divisão de Granadeiros SS Waffen, unidade militar nazista considerada organização criminosa durante os julgamentos de Nuremberg, em 1946.
Já o vetereno Frank Cohn nasceu em uma família judia na Alemanha, em 1923, e escapou do regime de Hitler 15 anos depois. Para ele, o episódio com o nazista foi um "golpe intencional contra a Ucrânia".
O líder da Alemanha nazista, Adolf Hitler, e o generalíssimo Francisco Franco na fronteira franco-espanhola em 23 de outubro de 1940. A Espanha foi o principal ponto de partida para a fuga de ex-oficiais nazistas para a América do Sul - Sputnik Brasil, 1920, 29.09.2023
Panorama internacional
Como a América do Sul se tornou um porto seguro para soldados do tipo do nazista aplaudido no Canadá

Desculpas tardias

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, que também estava presente, só desculpou-se publicamente na última semana, após pressões de grupos judaicos e nações ao redor do mundo.
"Todos nós que estivemos nesta Câmara na sexta-feira [22 de setembro] lamentamos profundamente ter ficado de pé e aplaudido, embora o tenhamos feito sem saber do contexto", disse Trudeau em um breve comentário a jornalistas.
Trudeau também disse que "o Canadá lamenta profundamente" que Vladimir Zelensky tenha sido fotografado aplaudindo efusivamente Hunka.
Presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, em frente ao Parlamento dinamarquês - Sputnik Brasil, 1920, 02.10.2023
Operação militar especial russa
Zelensky 'batiza' batalhão com nome de líder nacionalista que esteve com Hitler
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала