- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidente da Câmara do Canadá anuncia renúncia após escândalo da homenagem a soldado nazista

© AFP 2023 / Sean KilpatrickPresidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, é aplaudido no dia em que ele, o primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau e parlamentares do país protagonizaram escândalo internacional ao ovacionar um soldado nazista. 22 de setembro de 2023
Presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, é aplaudido no dia em que ele, o primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau e parlamentares do país protagonizaram escândalo internacional ao ovacionar um soldado nazista. 22 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.09.2023
Nos siga no
O presidente da Câmara dos Comuns do Canadá, Anthony Rota, anunciou nesta terça-feira (26) que renunciará ao cargo após o escândalo sobre o convite e reconhecimento pelo Parlamento do ucraniano Yaroslav Hunka, um soldado nazista da Segunda Guerra Mundial.

"É com grande pesar que informo os membros [da casa legislativa] da minha renúncia como presidente da Câmara dos Comuns", disse o parlamentar.

Na última sexta-feira (22), Yaroslav Hunka, de 98 anos, recebeu aplausos na Câmara canadense pela sua atuação na Primeira Divisão Ucraniana, também conhecida como Divisão Galícia. Na verdade essas tropas atuavam em conjunto com a SS, exército paramilitar do Partido Nazista de Adolf Hitler (1889–1945).
O caso se tornou um escândalo mundial. A Organização das Nações Unidas (ONU) rechaçou a homenagem prestada pelos parlamentares canadenses ao veterano nazista.
Sediada na região da Galícia, na Ucrânia, a divisão foi incorporada à 14ª Divisão de Granadeiros da SS e foi organizada exclusivamente para combater soviéticos. Composta por voluntários, muitos eram admiradores de Stepan Bandera (1909–1959), colaboracionista nazista ucraniano durante a Segunda Guerra Mundial, ou viam os nazistas como aliados úteis para tentar conquistar autonomia ante Moscou. Essa divisão foi acusada de praticar diversos crimes de guerra.
O ato foi mal visto pela comunidade internacional e canadense, com países como Rússia, Polônia e Israel exigindo retratações.
Reichsführer Heinrich Himmler (em primeiro plano) na companhia de oficiais alemães em frente à unidade da 14ª Divisão de Granadeiros da Waffen SS Galizien (Galiza). É possível ver Otto von Wachter entre os oficiais - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2023
Panorama internacional
História não contada: como o Canadá se tornou um refúgio para os nazistas ucranianos da 2ª Guerra
Antes de sua renúncia, o agora ex-presidente da Câmara dos Comuns chegou a emitir um pedido de desculpas, dizendo ser o único responsável pela homenagem e que, sob a luz das novas informações, se arrepende de suas ações.
Imprensa, ativistas e líderes mundiais também solicitaram um pedido de desculpas formal do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, que estava presente na sessão e também aplaudiu o soldado nazista. O político, no entanto, afirmou que a decisão de homenagear Hunka foi inteiramente de Rota, e que o pedido de desculpas do legislador foi "a coisa certa a se fazer".
Trudeau também tentou imputar sua participação no evento a uma suposta "propaganda russa".
O empresário americano Elon Musk rebateu a fala do político canadense na rede social X (antigo Twitter).
"Não quero chocar ninguém, mas há uma possibilidade de que nem tudo seja desinformação russa", escreveu Musk.
Maria Zakharova, representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, comentou a renúncia de Rota.

Segundo ela, o chefe do Legislativo foi "transformado em bode expiatório, deixando Trudeau e seus associados, entre os quais, devo lembrar, são descendentes de colaboradores do Exército insurgente ucraniano, a salvo das repercussões do caso. Pelos slogans nazistas 'Glória à Ucrânia', que saudaram Zelensky, ninguém se desculpou".

Zakharova também expressou a confiança de que "o mesmo futuro deplorável aguarda todos aqueles que apoiam [as organizações nazistas] 'Irmãos da Floresta', 'Galícia', as procissões de tochas, os 'Banderitas' e outras escórias nazistas em todo o mundo".
Vladimir Zelensky participa da sessão do Parlamento canadense, em Ottawa, que homenageou veterano nazista. Canadá, 22 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2023
Panorama internacional
Jurista judeu sofre críticas ao culpar Putin por ter aplaudido nazista no Parlamento do Canadá
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала