- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Jurista judeu sofre críticas ao culpar Putin por ter aplaudido nazista no Parlamento do Canadá

© AFP 2023 / SEAN KILPATRICKVladimir Zelensky participa da sessão do Parlamento canadense, em Ottawa, que homenageou veterano nazista. Canadá, 22 de setembro de 2023
Vladimir Zelensky participa da sessão do Parlamento canadense, em Ottawa, que homenageou veterano nazista. Canadá, 22 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2023
Nos siga no
Nas redes sociais, o jurista judeu Jason Cherniak lamentou ter aplaudido veterano ucraniano que serviu em divisão nazista, e foi ironizado ao tentar culpar o presidente russo, Vladimir Putin, pelo episódio.
A homenagem prestada pelo Parlamento canadense, na semana passada, a um veterano ucraniano que serviu em uma divisão nazista durante a Segunda Guerra Mundial segue gerando repercussões negativas.
Desta vez quem lamentou o ocorrido foi o jurista canadense Jason Cherniak, que participou da cerimônia de homenagem durante a visita do presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, ao Parlamento daquele país.

"Eu estava no Parlamento para o discurso de Zelensky, quando um suposto herói de guerra foi apresentado; levantei-me e aplaudi. Presumi que ele fosse um partidário que lutou contra a ocupação comunista após a Segunda Guerra Mundial. Agora descobri que ele era membro voluntário de uma unidade da SS, e me sinto enjoado", escreveu Cherniak em sua conta na rede social X.

O jurista observou que, como judeu, é "difícil para ele imaginar um momento mais embaraçoso do que ser uma das pessoas que, sem saber, aplaudiram um soldado nazista".
Por outro lado, Cherniak não hesitou em culpar o presidente russo, Vladimir Putin, pelas consequências que o episódio possa acarretar. "Estou especialmente preocupado com o fato de que, com a descaracterização da Ucrânia e do seu presidente judeu por Putin como um Estado nazi, isso vai criar muita munição para mais desinformação em todo o mundo", acrescentou.
As reações na rede social foram rápidas. "Putin me fez aplaudir um nazista", ironizou um usuário, em resposta a Cherniak. "Seus ancestrais estão se revirando nos túmulos", escreveu outro usuário.
Várias pessoas publicaram fotos e vídeos de soldados ucranianos usando símbolos neonazistas e acusaram Cherniak de ignorar esse fenômeno na Ucrânia de hoje.
Presidente ucraniano, Vladimir Zelensky (à esquerda), e o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau (à direita, de perfil), no Parlamento canadense - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2023
Panorama internacional
Embaixada russa no Canadá critica glorificação de 'carniceiros nazistas sem qualquer hesitação'
Toda a polêmica começou quando Anthony Rota, presidente da Câmara dos Comuns, câmara baixa do Parlamento canadense, saudou e iniciou uma ovação ao veterano da Segunda Guerra Mundial Yaroslav Hunka, de 98 anos, que lutou na Primeira Divisão Ucraniana antes de imigrar para o Canadá. As falas de Rota foram feitas durante a introdução de Vladimir Zelensky na Casa.
Esse grupo também ficou conhecido como Divisão Galícia e foi incorporado à 14ª Divisão de Granadeiros da SS, exército paramilitar do Partido Nazista. Composta de voluntários, muitos eram admiradores do líder fascista Stepan Bandera (1909–1959), colaboracionista nazista ucraniano durante a Segunda Guerra Mundial, ou viam os nazistas como aliados capazes de garantir autonomia perante Moscou.
Rota, que pediu desculpas por suas ações, foi criticado por movimentos sociais e nações ao redor do mundo.
A comunidade judia Amigos do Centro Simon Wiesenthal (que estuda o Holocausto) afirmou em um comunicado que "o fato de que um veterano que serviu em uma unidade militar nazista foi convidado e ovacionado no Parlamento é escandaloso".
A organização ainda acrescentou que "não há dúvidas" de que a unidade na qual Hunka serviu foi responsável por matar civis "com um nível de brutalidade e rancor inimagináveis".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала