- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Embaixada russa no Canadá critica glorificação de 'carniceiros nazistas sem qualquer hesitação'

© AFP 2023 / Sean Kilpatrick/PoolPresidente ucraniano, Vladimir Zelensky (à esquerda), e o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau (à direita, de perfil), no Parlamento canadense
Presidente ucraniano, Vladimir Zelensky (à esquerda), e o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau (à direita, de perfil), no Parlamento canadense - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2023
Nos siga no
Em nota, representação russa destaca que os cidadãos canadenses deveriam pensar sobre quem os seus líderes glorificam e que tipo de coalizão apoiam na Ucrânia.
A Embaixada da Rússia no Canadá divulgou nesta segunda-feira (25) uma nota repudiando a glorificação pública e sem qualquer hesitação de carniceiros nazistas na Câmara canadense.

"Após a visita do chefe do regime de Kiev ao Canadá, não podemos deixar de prestar atenção em algumas exclamações por parte de representantes do governo de Justin Trudeau e do próprio primeiro-ministro. Uma delas é a exclamação 'Slava Ucrânia — heroyam slava' [Glória à Ucrânia — glória aos heróis]. Para quem não sabe o que realmente significa, um rápido lembrete. É uma cópia exata da saudação nazista 'Heil Hitler — Sieg Heil' [Glória a Hitler — Glória à vitória]", destaca a nota.

Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da ONU, em conferência de imprensa (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2023
Panorama internacional
ONU rechaça homenagem a soldado nazista feita por Parlamento, Trudeau e Zelensky no Canadá

"A saudação foi oficialmente adotada pela Organização dos Nacionalistas Ucranianos, a OUN-B, liderada por Stepan Bandera, um colaborador do nazismo, responsável pelos massacres de russos, judeus, poloneses e até ucranianos na União Soviética e na Polônia durante a Segunda Guerra Mundial. É surpreendente que o Canadá, membro da coligação anti-Hitler, possa glorificar carniceiros nazistas abertamente e sem qualquer hesitação", acrescenta.

A representação afirma que o episódio permanecerá para sempre na história da democracia canadense.

"Os cidadãos deste país deveriam pensar sobre quem os seus líderes glorificam e que tipo de coalizão apoiam na Ucrânia", destaca a nota.

Na última sexta-feira (22), Yaroslav Hunka, de 98 anos, recebeu aplausos na Câmara canadense pela sua atuação na Primeira Divisão Ucraniana, também conhecida como Divisão Galícia. Na verdade, as tropas atuavam em conjunto com a SS, exército paramilitar do Partido Nazista de Adolf Hitler (1889–1945). A homenagem teve forte repercussão negativa ao redor do mundo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала