- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Rio de Janeiro terá uso de reconhecimento facial no Carnaval da Sapucaí

© Fernando Frazão/Agência BrasilDemonstração de software que compartilha seu banco de dados de foragidos da Justiça com câmeras de segurança de reconhecimento facial. Brasília, 18 de dezembro de 2023
Demonstração de software que compartilha seu banco de dados de foragidos da Justiça com câmeras de segurança de reconhecimento facial. Brasília, 18 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.02.2024
Nos siga no
Durante os dias de Carnaval na Sapucaí, a polícia do Rio de Janeiro vai contar com o monitoramento por reconhecimento facial, nos mesmos moldes do que já acontece na orla da capital fluminense. A novidade foi anunciada nesta segunda-feira (5) pelo governador Cláudio Castro (PL).
O objetivo da tecnologia é identificar foragidos da Justiça, e ela também será implantada nas estações de trem e metrô. As imagens serão transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na região central do Rio de Janeiro.
Dentro do Sambódromo, será montado o posto avançado da 6ª Delegacia Policial, no Setor 11, e seis torres de observação estarão presentes na avenida Presidente Vargas, onde ocorre a concentração dos componentes das escolas de samba antes dos desfiles.
Homem observa um monitor de câmera de reconhecimento facial em um estande da empresa chinesa Ping'an Technology, em Pequim, 25 de abril de 2018. - Sputnik Brasil, 1920, 26.04.2022
Notícias do Brasil
'Meu rosto, minhas regras': por que cresce o apelo para banir tecnologias de reconhecimento facial?
Ao todo, o estado vai contar com o reforço de 12,1 mil policiais para atuarem na segurança, um aumento de 5% na comparação com o passado. Outros 10 mil agentes do Corpo de Bombeiros estão de prontidão no Rio de Janeiro.
A operação Lei Seca será reforçada com diversas blitze e até os condutores dos carros alegóricos vão passar pelo teste de bafômetro.

Detectores de metal nos blocos

Já com relação aos megablocos de rua, a segurança vai contar com patrulhamentos por drone e o uso de 250 detectores de metal. Os foliões serão revistados nos acessos aos eventos, e o objetivo é apreender materiais como armas brancas, tesouras, alicates de unha e estiletes.
Ao todo, estão previstos mais de 5 milhões de foliões no Carnaval de 2024, que devem movimentar R$ 4,5 bilhões na economia do estado. A ocupação hoteleira deve chegar a 85%.
O governo fluminense vai disponibilizar ainda 46 viaturas da Patrulha Maria da Penha para prevenir o assédio e a violência contra a mulher.
Inteligência artificial (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 30.05.2023
Ciência e sociedade
IA pode 'se tornar stalker' e 'marcar vítimas' usando reconhecimento facial, alertam especialistas

Uso da tecnologia é polêmica

Em meio a crescentes preocupações sobre os recentes avanços da tecnologia de inteligência artificial, como a que será usada no Carnaval, há temores de perseguição contra as pessoas. É o que apontou o engenheiro de software e fundador da DeepAI, Kevin Baragona.
"Existem serviços on-line que podem usar uma foto sua […], e eu posso encontrar tudo […], cada instância de seu rosto na Internet, cada lugar que você esteve, e usar isso para propósitos do tipo stalker", disse o CEO da plataforma on-line que usa algoritmos de aprendizado profundo para gerar obras de arte.
A coleta massiva de dados pelo uso do reconhecimento facial é uma questão sensível. Um estudo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) analisou cinco detectores de faces, em um conjunto de 550 mil quadros de vídeo de 365 indivíduos, e reconheceu problemas na detecção de rostos de pessoas do gênero feminino e indivíduos com idades entre 46 e 85 anos. Em quatro dos cinco detectores observados, houve maior risco de falhas com pessoas de pele escura. No caso do Brasil, país de maioria negra, esse fator é um grave componente.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала