- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Orla do Rio de Janeiro vai contar com câmeras de reconhecimento facial

© Fernando Frazão/Agência BrasilDemonstração de software que compartilha seu banco de dados de foragidos da justiça com câmeras de segurança de reconhecimento facial. Brasília (DF), 18 de dezembro de 2023
Demonstração de software que compartilha seu banco de dados de foragidos da justiça com câmeras de segurança de reconhecimento facial. Brasília (DF), 18 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.01.2024
Nos siga no
Após o sucesso do uso das câmeras de reconhecimento facial durante a virada de ano nas praias de Copacabana, Arpoador e Barra da Tijuca, a Polícia Militar do Rio de Janeiro anunciou que contará com o equipamento em toda a orla oceânica carioca.
A informação foi confirmada pelo secretário estadual da corporação, o coronel Luiz Henrique Marinho Pires, à Agência Brasil. A expectativa é de que as câmeras de reconhecimento facial estejam presentes nos mais de 40 quilômetros de orla do Rio de Janeiro até junho.
Durante a festa de Réveillon, um homem que estava foragido desde março por tentativa de homicídio foi preso por conta do sistema.
Além de reconhecer pessoas com pendências judiciais, a tecnologia ajuda a identificar possíveis irregularidades por meio das placas dos veículos. As câmeras estarão presentes desde o Leme, na Zona Sul da capital, até Guaratiba, na Zona Oeste. Também serão instaladas nos túneis que dão acesso à orla e nas vias expressas Linha Amarela e Linha Vermelha para o reconhecimento de suspeitos de crimes ou pessoas procuradas pelas forças de segurança.

"Essas imagens vêm para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e para as salas de operações dos batalhões para a gente ter velocidade na resposta que a gente tem que dar", enfatizou o coronel.

Palco montado na praia de Copacabana, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, para a festa de réveillon de 2023, em 29 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 29.12.2023
Notícias do Brasil
Réveillon 2024 deve gerar R$ 3 bilhões para a economia do Rio de Janeiro

Tecnologia presente no Carnaval

Considerado o maior evento do Rio de Janeiro, o Carnaval também vai contar com o apoio das câmeras de reconhecimento facial nos pontos de concentração de foliões, além do entorno da Marquês de Sapucaí, onde os desfiles das escolas de samba acontecem.
"Temos um sistema que pode ser empregado de forma volante. A questão dos blocos, a gente vai ter que sentar e conversar com a prefeitura para definir melhor os [locais dos] desfiles dos blocos. A gente já tem um corredor previamente definido, que é o da [avenida Presidente] Antônio Carlos [no Centro], onde desfilam os grandes blocos", acrescentou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала