- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Chefe da Marinha sul-coreana visita base naval dos EUA que abriga submarinos nucleares

© Foto / Flickr.com / Marinha dos EUASubmarino nuclear USS Albany (SSN-753) (imagem referencial)
Submarino nuclear USS Albany (SSN-753) (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 04.02.2024
Nos siga no
O principal oficial naval da Coreia do Sul visitou pela primeira vez uma importante base naval de submarinos nos Estados Unidos e enfatizou a necessidade de fortalecer os laços contra as crescentes ameaças norte-coreanas, disse a mídia sul-coreana neste domingo (4).
De acordo com a Yonhap, o almirante Yang Yong-mo, chefe de operações navais, visitou na sexta-feira (2) a Base Naval Submarina Kings Bay, na Geórgia, uma base costeira que abriga importantes submarinos nucleares, de acordo com a Marinha do país.
É a primeira vez que um chefe da Marinha sul-coreana visita a base, que opera submarinos de mísseis balísticos nucleares (SSBN, na sigla em inglês), um recurso estratégico importante dos EUA, a parte marítima da tríade nuclear dos EUA que também inclui mísseis balísticos intercontinentais e bombardeiros estratégicos.
Segundo a mídia, Yang fez um passeio a bordo do submarino de mísseis balísticos da classe Ohio, USS Alaska (SSBN-732), antes de se reunir com autoridades da Marinha dos EUA para discutir os exercícios combinados dos aliados e formas de aumentar a cooperação para dissuadir as ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte.
Os dois lados reafirmaram o compromisso firme dos EUA de proporcionar meios de dissuasão à Coreia do Sul "utilizando toda a gama de capacidades de defesa dos EUA, incluindo nuclear", disse a Marinha.
Yoon Suk-yeol, presidente sul-coreano, durante discurso de Ano-Novo no gabinete presidencial, em Seul, Coreia do Sul, em 31 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.01.2024
Panorama internacional
Coreia do Sul inicia produção de drones espiões para vigiar Coreia do Norte ante aumento de tensões
Na quinta-feira (1º), Yang também se reuniu com sua contraparte norte-americana, a almirante Lisa Franchetti, para discutir a Coreia do Norte e a cooperação marítima.
Franchetti sublinhou o firme compromisso de segurança de Washington com o Sul e destacou a necessidade de ambas as marinhas melhorarem a interoperabilidade e a prontidão combinada face a um ambiente de segurança cada vez mais desafiante.
"Utilizando toda a gama de capacidades de defesa dos EUA, incluindo a defesa nuclear, convencional, a defesa antimísseis e outras capacidades não nucleares avançadas, os EUA continuarão a proporcionar meios de dissuasão alargada à República da Coreia", disse ela.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала