- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: Exército francês concorda com Rússia e diz que avião Il-76 foi derrubado com sistema Patriot

© AFP 2023 / Jonathan NackstrandSistema de defesa antiaérea Patriot
Sistema de defesa antiaérea Patriot - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2024
Nos siga no
O Exército francês concluiu que as forças ucranianas usaram um sistema de defesa antiaérea Patriot fornecido pelos EUA para derrubar um avião russo que transportava prisioneiros de guerra, disse à AP um oficial. Os investigadores russos chegaram à mesma conclusão.
O avião de transporte militar Il-76 russo foi derrubado na quinta-feira (24), enquanto transportava 65 militares ucranianos capturados que foram apontados para tomar parte de uma troca de prisioneiros mais tarde naquele dia. Todos os prisioneiros de guerra, bem como três oficiais russos e seis membros da tripulação, morreram no incidente.

Um oficial francês disse à agência AP que uma bateria de defesa antiaérea Patriot foi usada para atingir o avião a cerca de 50 quilômetros de distância. As forças ucranianas colocaram dissimuladamente a bateria no alcance antes de ligar seu radar "apenas o tempo suficiente para atingir [o avião]", disse o oficial.

Vladimir Putin na grande conferência de imprensa, Moscou, Rússia, 14 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 31.01.2024
Operação militar especial russa
Putin: investigação determina que o Il-76 russo foi abatido pelo sistema Patriot fabricado nos EUA
Em um relatório divulgado na quinta-feira (1º), o Comitê de Investigação da Rússia concluiu que o avião foi derrubado usando dois mísseis terra-ar MIM-104A lançados de uma bateria Patriot perto da vila ucraniana de Liptsy. O referido povoado se situa na região de Carcóvia, a cerca de 10 km da fronteira russa.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала