DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Implante cerebral chinês ajuda homem paralisado a recuperar habilidades motoras

© Foto / Divulgação Universidade de Tsinghua Implante cerebral BCI sem fio desenvolvido por cientistas chineses
Implante cerebral BCI sem fio desenvolvido por cientistas chineses - Sputnik Brasil, 1920, 02.02.2024
Nos siga no
Uma equipe da Universidade de Tsinghua na China implantou um processador sem fio no crânio de um homem que estava paralisado há 14 anos e o ajudou a recuperar habilidades motoras, incluindo beber uma garrafa de água sozinho.
A equipe anunciou o resultado nesta semana no site da universidade. Nomeada de Interface Cérebro-Computador (BCI, na sigla em inglês), a tecnologia pode auxiliar na reabilitação de pacientes com doenças e lesões cerebrais e expandir a capacidade de processamento do cérebro humano no futuro, segundo a pesquisa.
O dispositivo implantável, denominado Neural Electronic Opportunity (Oportunidade Eletrônica Neural), ou NEO, é alimentado pela parte externa através do couro cabeludo, e recebe sinais neurais antes de transmiti-los para um computador ou celular.
O paciente que recebeu a cirurgia de implante, em 24 de outubro de 2023, sofreu lesão medular completa em consequência de um acidente de carro, há 14 anos, e ficou tetraplégico.
Os neurocirurgiões do Hospital Xuanwu implantaram o processador BCI sem fio, minimamente invasivo, do tamanho de duas moedas, no crânio do paciente. Após três meses de treinamento em casa, o paciente agora é capaz de pegar uma garrafa de água sozinho, por meio de uma luva cheia de ar, impulsionada por ondas cerebrais, com taxa de precisão de preensão superior a 90%.
© Foto / Divulgação Universidade de Tsinghua Paciente com chip cerebral na China segura uma garrafa usando o sistema BCI sem fio NEO e uma mão protética
Paciente com chip cerebral na China segura uma garrafa usando o sistema BCI sem fio NEO e uma mão protética  - Sputnik Brasil, 1920, 02.02.2024
Paciente com chip cerebral na China segura uma garrafa usando o sistema BCI sem fio NEO e uma mão protética
O paciente também apresentou melhora nos escores clínicos de lesão medular e nas medições do potencial sensorial, de acordo com os neurocirurgiões participantes do estudo.
Nesta última segunda-feira (27), o empresário Elon Musk anunciou que sua empresa Neuralink implantou um dispositivo em um ser humano pela primeira vez. Diferente da tecnologia de Telepatia da Neuralink, os eletrodos do NEO são incorporados entre o crânio e a dura-máter, uma membrana externa espessa que envolve o cérebro e a medula espinhal, esclarecem os pesquisadores.
Comparado ao BrainGate, Neuralink e outros BCIs implantados, o sistema NEO validou nova abordagem para equilibrar desempenho e característica pouco invasiva do BCI intracraniano.
Cérebro - Sputnik Brasil, 1920, 26.05.2023
Ciência e sociedade
Neuralink de Musk obtém aprovação para estudar implantes cerebrais em humanos
Esses eletrodos podem garantir a qualidade do sinal sem danificar os tecidos neurais. A fonte de alimentação é sem fio e a máquina interna implantada no crânio é sem bateria, acrescenta o relatório divulgado.
Em 19 de dezembro de 2023, o segundo caso de implantação de NEO em um paciente com lesão medular foi implementado no Hospital Tiantan de Pequim. O paciente agora está em reabilitação em casa.
O implante BCI epidural miniaturizado começou a ser desenvolvido há cerca de dez anos. Foi testado em porcos brancos, demonstrando sua capacidade de registro estável de longo prazo dos sinais epidurais, mantendo os neurônios corticais intactos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала