DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Ficção científica? Elon Musk apresenta cronograma para testes de chips cerebrais em humanos

© AP Photo / Ng Han GuanVisitante da 21ª China Beijing International High-Tech Expo olha para chip de computador pelo microscópio exibido pela fabricante estatal Tsinghua Unigroup, que emergiu como campeã nacional das ambições de semicondutores de Pequim, em 17 de maio de 2018
Visitante da 21ª China Beijing International High-Tech Expo olha para chip de computador pelo microscópio exibido pela fabricante estatal Tsinghua Unigroup, que emergiu como campeã nacional das ambições de semicondutores de Pequim, em 17 de maio de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 01.12.2022
Nos siga no
Elon Musk, um dos fundadores da empresa Neuralink, afirmou nesta quinta-feira (1º) que a empresa apresentou a maior parte da documentação para os primeiros ensaios clínicos de chips cerebrais em humanos.
Como em um experimento de ficção científica, Elon Musk confirmou que o chip sem fio desenvolvido por sua empresa Neuralink poderá ser testado em humanos em seis meses.
O homem mais rico do mundo também afirmou que a startup de biotecnologia está "confiante" de que seu dispositivo poderá restaurar o movimento daqueles que sofrem de paralisia.
A novidade foi anunciada após polêmicas nos últimos meses, quando a Neuralink admitiu ter matado oito macacos durante um teste de sua tecnologia de chip cerebral.
Em um evento na sede da empresa, na Califórnia, Musk disse que o chip, que se assemelha a uma bateria, deverá ser implantado em humanos por meio de uma cirurgia.
Fundador das empresas SpaceX e Tesla, Elon Musk - Sputnik Brasil, 1920, 08.09.2022
Panorama internacional
Rússia derruba sistema de Internet Starlink, de Elon Musk, fornecido às tropas ucranianas
O dispositivo poderia restaurar potencialmente a funcionalidade do corpo inteiro daqueles que têm uma medula espinhal cortada ou trazer de volta a visão de pessoas cegas, afirmou Musk.
Segundo o bilionário, que também acaba de se tornar CEO do Twitter, a empresa submeteu a maior parte de sua papelada à Food and Drug Administration (FDA), a agência federal de vigilância sanitária dos EUA, que garante, entre outras coisas, a segurança dos dispositivos médicos.

"Achamos que provavelmente em cerca de seis meses poderemos ter nosso primeiro Neuralink em um ser humano", disse, acrescentando que a empresa quer ser "extremamente cuidadosa" quando se trata de empreendimentos tão delicados.

Durante a apresentação, Musk expressou a esperança de que tais dispositivos, que permitiriam a transferência de informações entre humanos e máquinas, se tornem comuns.
A Neuralink perdeu repetidamente os prazos para obter a aprovação da FDA para testes em humanos. Em 2019, Musk disse que queria obter o sinal verde até o fim de 2020. Mais tarde, em 2021, ele afirmou que esperava começar este ano com testes envolvendo humanos.
Elon Musk discursa em conferência em Washington, D.C. EUA, 9 de março de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 30.11.2022
Panorama internacional
UE ameaça banir o Twitter se Musk deixar de seguir novas regras de moderação
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала