- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Deputados da Argentina aprovam versão geral do pacote de reformas de Milei

© AP Photo / Rodrigo AbdManifestantes usando bandeiras da Argentina em protesto contra as reformas econômicas do presidente Javier Milei, em 27 de dezembro de 2023
Manifestantes usando bandeiras da Argentina em protesto contra as reformas econômicas do presidente Javier Milei, em 27 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.02.2024
Nos siga no
A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou na tarde desta sexta-feira (2), por 144 votos a favor e 109 contra, o projeto da Lei Omnibus, que delega poderes legislativos ao presidente, Javier Milei, e que estabelece a privatização de inúmeras empresas públicas.
Agora os deputados terão de votar cada um dos cerca de 380 artigos da proposta, a partir da próxima terça-feira (6), e o texto então seguirá para o Senado.
A Lei de Bases e Pontos de Partida para a Liberdade dos Argentinos tinha originalmente 664 artigos, com diversas propostas de reformas para garantir "superpoderes" a Milei até pelo menos dezembro de 2025.
Na prática, ele teria autonomia para governar por decreto, autorizar a venda de empresas estatais e contrair dívida externa sem aval parlamentar, entre outros poderes. Após várias negociações, o número de artigos caiu quase pela metade.
Manifestantes são reprimidos durante protestos contra medidas do governo Javier Milei. Buenos Aires, Argentina, 1º de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 02.02.2024
Panorama internacional
Movimentos sociais convocam 3ª rodada de protestos na Argentina contra a Lei Omnibus
Mais cedo, uma nova manifestação contra o pacote lotou as ruas em frente ao Congresso do país, em Buenos Aires, no terceiro dia de protestos, em que houve repressão policial e dezenas de pessoas ficaram feridas, por balas de borracha, golpes ou gás lacrimogêneo — entre elas 35 jornalistas.
O governo argentino defendeu a atuação das forças federais, que reprimiram também com gás de pimenta e jatos d'água os manifestantes que protestavam nas proximidades do Congresso.
Uma pesquisa de opinião política divulgada nesta semana apontou que mais da metade dos cidadãos argentinos creem que o país está indo na direção errada desde que Milei assumiu o governo, em dezembro. A pesquisa revela que 52,8% dos argentinos entrevistados desaprovam totalmente o atual governo, que desde o início tem procurado implementar políticas de desregulamentação econômica e privatização, o que gerou mobilizações populares e sindicais em diferentes partes do país sul-americano.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала