- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Vacina do Butantan contra a dengue apresenta eficácia de 79,6%, mostra estudo

© AP Photo / Felipe DanaMosquito Aedes aegypti, vetor do vírus da dengue, fotografado através de microscópio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Mosquito Aedes aegypti, vetor do vírus da dengue, fotografado através de microscópio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - Sputnik Brasil, 1920, 01.02.2024
Nos siga no
Resultados de estudo científico divulgado nesta quarta-feira (31) revelaram que a vacina contra a dengue em desenvolvimento pelo Instituto Butantan possui uma eficácia geral de 79,6% na prevenção da doença.
Os dados foram publicados na revista científica New England Journal of Medicine (NEJM).
A taxa de eficácia é similar à encontrada nos ensaios clínicos da Qdenga (80,2%), vacina contra a dengue do laboratório japonês Takeda, que será disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS) ainda neste ano, em duas doses.
Diferentemente, a vacina brasileira, prevista para 2025, será administrada em dose única.
O estudo, que acompanhou mais de 16 mil indivíduos em todo o Brasil ao longo de três anos, demonstrou que a eficácia para combater a infecção apresentou números positivos tanto em pessoas com exposição prévia à dengue (89,2%) quanto naquelas que nunca tiveram contato com o vírus (73,6%).
A vacina, denominada Butantan-DV, também mostrou alta eficácia na redução do risco de contrair dengue sintomática causada pelos sorotipos 1 e 2 da doença. O imunizante é projetado para proteger dos quatro tipos diferentes do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).
Jabuticaba Sem Caroço #302 - Sputnik Brasil, 1920, 25.01.2024
Jabuticaba Sem Caroço
Aquecimento global coloca Brasil no topo de casos de dengue no mundo
Durante o estudo, apenas os tipos 1 e 2 estavam em circulação no país, e a eficácia observada para prevenir a infecção por esses vírus foi de 89,5% e 69,6%, respectivamente.
A vacina também demonstrou eficácia de 80,1% entre crianças de 2 a 6 anos, 77,8% entre jovens de 7 a 17 anos e até mesmo 90% entre adultos de 18 a 59 anos.
O Instituto Butantan desenvolveu a vacina em colaboração com o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIH). O estudo avançou para a fase 3 em 2016, com a previsão de conclusão de cinco anos de acompanhamento para todos os participantes ainda neste ano.
O imunizante, que é tetravalente, é projetado para proteger pessoas com ou sem contato prévio com o vírus, apresentando alta imunogenicidade, ou seja, a capacidade de gerar uma resposta imune.
A vacina, produzida com os quatro tipos do vírus da dengue atenuados, está prevista para estar disponível em setembro, conforme afirmou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Após a conclusão do estudo de fase III, os resultados serão submetidos à aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала