- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Espanha rejeita parar acordo UE-Mercosul e rebate França; Macron defende fiscalização de produção

© AFP 2023 / Ludovic MarinO presidente da França, Emmanuel Macron, chega para conferência de imprensa como parte de uma reunião do Conselho Europeu na sede europeia. Bruxelas, 1º de fevereiro de 2024
O presidente da França, Emmanuel Macron, chega para conferência de imprensa como parte de uma reunião do Conselho Europeu na sede europeia. Bruxelas, 1º de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 01.02.2024
Nos siga no
Premiê espanhol diz que tratativas dizem respeito à Comissão Europeia e que, para Madri, "o Mercosul é chave na relação geopolítica". O líder francês comemora a suspensão do acordo e diz que, mesmo sabendo que Paris não tem poder total de veto, "sempre que mostramos incoerência, somos seguidos".
Nesta quinta-feira (1º) a Cúpula da União Europeia (UE) se reuniu para resolver o impasse na verba destinada à Ucrânia em Bruxelas. Na saída da reunião, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, posicionou-se sobre o acordo do bloco europeu com o Mercosul, que esta semana recebeu o não da França.
Sánchez deixou claro que o processo negociador está "nas mãos da Comissão Europeia", em alusão de que não seria Paris que determinaria a agenda.

"É a comissão que negocia em nome de todos. Para a Espanha, o Mercosul é chave na relação geopolítica", afirmou o premiê citado pela coluna de Jamil Chade no UOL.

O espanhol lembrou que parte do desafio da UE é de se "projetar ao exterior". Ele afirmou que a Espanha defende "criar pontes" com outras regiões. "Lutamos para que o acordo fosse fechado", disse.
Por fim, Sánchez rejeitou a proposta de que, diante dos protestos de agricultores pela Europa, as tratativas com o Mercosul sejam suspensas.
"Não deve haver nenhuma parada", defendeu. Segundo ele, em breve outra sessão entre o Mercosul e a UE deve ocorrer — antes das eleições para o Parlamento europeu em junho.
O presidente da França, Emmanuel Macron (3L), cumprimenta o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (3R), antes do início da segunda sessão de trabalho da Cúpula dos Líderes do G20 no Bharat Mandapam em Nova Delhi, em 9 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.02.2024
Panorama internacional
Veto de Macron em acordo UE-Mercosul ocorreu após Comissão Europeia aceitar exigências do Brasil

Macron comemora suspensão do acordo

Também hoje (1º), o líder francês, Emmanuel Macron, reiterou a posição contrária de Paris à assinatura do pacto de livre-comércio e disse que "vai continuar a se opor". Para o líder, qualquer entendimento precisará criar um acordo "honesto", acrescentando que a França "não precisa de um acordo" para comercializar com os sul-americanos.

"É por esse motivo, pelo estado atual do texto do Mercosul, que a França se opõe e que continuará a se opor a esse acordo de livre-comércio […]. Eu disse há poucas semanas ao presidente Lula e volto a dizer aqui", insistiu.

De acordo com a coluna, Espanha, Alemanha, Portugal e a própria Comissão Europeia são favoráveis ao tratado e, durante o encontro, ficou claro que a França era minoria entre os 27 membros da UE.
O presidente francês Emmanuel Macron (E) fala com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, antes da cimeira do Conselho Europeu, na sede da UE em Bruxelas, em 30 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 31.01.2024
Panorama internacional
Firme recusa da França para acordo UE-Mercosul gera racha com Alemanha e abre polêmica no bloco
O presidente francês disse ter consciência de que, sozinha, a França não tem poder de veto, mas argumentou que "sempre que mostramos incoerência, somos seguidos".

"Não somos só [nós], os franceses, que vamos decidir, e não podemos bloquear. Faz sete anos que dizemos isso, e cada vez que elevamos nossa voz e que mostramos incoerências somos seguidos. O acordo era para ser assinado, e a caneta foi retirada. Isso por conta de termos sido ouvidos", afirmou.

Macron comemorou o fato de o texto ter sido "suspenso como pedimos" e "que não foi concluído" na velocidade que "alguns ameaçam fazer". O presidente sugeriu, então, que uma forma de avançar a negociação seria a de garantir que os europeus possam fiscalizar a produção agrícola sul-americana.
"A Europa tem o melhor padrão do mundo em matéria de descarbonização, fitossanitário, pesticida. Aplicamos, investimos. Mas, ao lado disso, somos intratáveis na questão da concorrência desleal. Tem que ser honesto", disse.
Macron quer, portanto, que qualquer acordo com o Mercosul permita que os europeus possam controlar como a produção é feita no exterior, para que os produtos sejam aceitos, relata a mídia.
Bandeira da União Europeia (à esquerda) hasteada no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, França, em 18 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 30.01.2024
Notícias do Brasil
Após Macron pedir suspensão do acordo UE-Mercosul, Brasil diz negociar 'com bloco, não com países'
Por fim, o mandatário alegou que a Europa vive uma crise agrícola há meses, com o impacto do conflito na Ucrânia. Segundo ele, o risco é de que a ausência de resposta gere uma situação na qual grupos "extremistas" ganhem espaço na política.
"Falamos que é terrível que os extremos ganhem força. Mas se a nossa política é incompreensível, precisamos ter a capacidade de explicar. Se não podemos explicar, temos um problema. E o acordo com o Mercosul não é explicável, como está", completou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала