- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Saiba quem é Marco Cepik, novo número 2 da Abin, que propôs desmilitarização do órgão

© Foto / Abin / DivulgaçãoMarco Cepik durante evento da Agência Brasileira de Inteligência (Abin)
Marco Cepik durante evento da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) - Sputnik Brasil, 1920, 31.01.2024
Nos siga no
Marco Cepik, nomeado diretor adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e autor de livros e artigos sobre os serviços de inteligência no Brasil.
O novo número dois da Abin se debruçou nos últimos anos, segundo informações do jornal O Globo, em temáticas como tutela militar, a indevida politização da aplicação da lei de segurança, e o insuficiente controle externo das atividades de inteligência, assim como a relação desses fatores, que poderiam representar preocupações durante a gestão de Jair Bolsonaro.
Em um de seus artigos, Cepik aponta a quantidade de militares em cargos no governo federal — cerca de 6.157, segundo levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU) — e como isso poderia resultar em problemas de obediência hierárquica.
"Isto levanta preocupações sobre o potencial uso indevido de componentes de inteligência obrigados pela hierarquia e lealdade na aplicação da lei e nas Forças Armadas", escreveu Cepik no artigo intitulado "Intelligence and Security Services in Brazil: Reappraising Institutional Flaws and Political Dynamics" (Serviços de Inteligência e Segurança no Brasil: Reavaliando Falhas Institucionais e Dinâmicas Políticas), publicado no The International Journal of Intelligence, Security, and Public Affairs, conforme informou O Globo.
Polícia Federal - Sputnik Brasil, 1920, 27.01.2024
Notícias do Brasil
Delegado da PF investigado por esquema de espionagem na Abin é exonerado
Segundo a mídia, o pesquisador também tem atentado para situações que englobam relações secretas e sem controle externo de agências do Estado com entidades paraestatais, governos estrangeiros e empresas.
Além disso, trabalhos envolvendo o impasse entre a Abin e o governo Bolsonaro foram publicados por Cepik, nos quais o pesquisador cita o caso dos relatórios secretos da Abin que alertavam para a seriedade da crise que poderia ser desencadeada pela COVID-19 e que contrastavam com a conduta do ex-presidente da República.
Conforme a Abin, Cepik ocupava desde abril de 2023 o cargo de diretor da Escola de Inteligência (Esint), que forma e capacita profissionais da Abin. O novo diretor adjunto do órgão é um dos principais especialistas do Brasil nas áreas de segurança internacional e política comparada. O professor fez parte do grupo de transição do governo e propôs mudanças na Abin, entre elas a desmilitarização do órgão.

Troca acontece após operação da PF

Cepik vai substituir Alessandro Moretti, exonerado após a operação da Polícia Federal (PF) que investiga a tentativa de obstrução, por parte do antigo adjunto, da investigação de espionagem ilegal da Abin.
Ainda nesta quarta-feira (3), segundo o Metrópoles, Moretti divulgou um comunicado no qual informa ter determinado a abertura de uma investigação interna, no começo do ano passado, e que dados dessa apuração foram compartilhados com a PF.
A Polícia Federal apura o uso de softwares israelenses e um esquema ilegal usado para espionar adversários do ex-presidente Bolsonaro nas últimas eleições.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала