- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ataque direto dos EUA ao Irã abriria a 'Caixa de Pandora', diz analista político

© AP Photo / Baderkhan AhmadComboio militar dos EUA passa perto da cidade de Qamishli, norte da Síria (foto de arquivo)
Comboio militar dos EUA passa perto da cidade de Qamishli, norte da Síria (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 30.01.2024
Nos siga no
Tendo acusado sem fundamento o Irã de planejar o recente ataque mortal à base militar dos EUA na Jordânia, Joe Biden e sua equipe estão supostamente considerando um ataque secreto contra Teerã ou funcionários do país, de acordo com a Bloomberg. Em entrevista à Sputnik, um especialista em assuntos internacionais analisa o caso.
O ataque com drones no fim de semana que deixou três soldados estadunidenses mortos e 34 feridos está aumentando a pressão sobre Biden antes das eleições presidenciais de 2024, de acordo com a imprensa dos EUA. A administração Biden jogou a culpa sobre Teerã, não apresentando evidências para apoiar suas declarações.
"Um ataque direto ao Irã abrirá a 'Caixa de Pandora'", disse à Sputnik o professor Hossein Askari, analista político e professor emérito de negócios e assuntos internacionais da Universidade George Washington.

"Se o ataque foi de milícia iraquiana que o Irã apoia, então um ataque dos EUA à milícia afetará as relações com o Iraque, que já se opôs a outras respostas dos EUA às milícias e está envolvido em negociações para os EUA saírem do Iraque. É um ano eleitoral nos EUA e há muita pressão sobre Biden para ser 'duro' com o Irã", observa o analista político.

Militares dos EUA patrulham perto de prisão supostamente atacada por militantes do Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) em Al-Hasakah, Síria, 8 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.01.2024
Panorama internacional
Ataque à base dos EUA na Jordânia é uma escalada perigosa, alerta ex-diretor da CIA
Segundo Askari, Biden está entre a cruz e a espada: não importa o que ele faça, é provável que seja alvo de fortes críticas por ser muito fraco ou escalar o conflito.
"Um ataque dentro do Irã, sem dúvida, ampliaria a guerra, com o final do jogo se tornando ainda mais sombrio e [um ataque] dentro do Iraque prejudicando ainda mais as relações entre EUA e Iraque", frisou o professor.
Ele acredita que mesmo assim Biden vai atacar, e que o ataque vai pôr mais lenha na fogueira uma vez que Teerã está "ainda procurando vingança ao assassinado do general Soleimani e do líder da milícia iraquiana, Abu Mahdi al-Muhandis".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала