- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ataque à base dos EUA na Jordânia é uma escalada perigosa, alerta ex-diretor da CIA

© AP Photo / Baderkhan AhmadMilitares dos EUA patrulham perto de prisão supostamente atacada por militantes do Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) em Al-Hasakah, Síria, 8 de fevereiro de 2022
Militares dos EUA patrulham perto de prisão supostamente atacada por militantes do Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) em Al-Hasakah, Síria, 8 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.01.2024
Nos siga no
O ex-diretor da Agência Central de inteligência (CIA) John Brennan declarou que o ataque à base militar dos EUA na Jordânia é uma "escalada perigosa" da situação no Oriente Médio.
Anteriormente, o Comando Central dos EUA informou que, no ataque de 28 de janeiro à base militar dos EUA na Jordânia, foram mortos três militares, mais de 30 ficaram feridos. O gabinete de ministros jordaniano afirmou, por sua vez, que o ataque contra os militares americanos ocorreu fora da Jordânia, e que foi atingida a base de Al-Tanf na Síria.
Conforme declarou Brennan no programa da MSNBC Inside com Jen Psaki, os drones usados no ataque estavam recheados de explosivos e detonaram com o impacto.
"Isto [o ataque à base dos EUA] é uma escalada muito perigosa, dado que três militares estadunidenses foram mortos e mais de duas dezenas ficaram feridos – este é um ataque sério", disse Brennan.
O ex-diretor da CIA acrescentou que o atentado pode ter consequências. Segundo ele, a Casa Branca está trabalhando com os serviços de inteligência para identificar os responsáveis pelo ataque à base, determinar se eles estão relacionados ao Irã e usar essas informações para suas ações futuras.
Guardas nacionais nigerinos sentam-se do lado de fora do posto alfandegário em Niamey, Níger, em 21 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 28.01.2024
Panorama internacional
Influência dos EUA na África está enfraquecendo, diz ex-oficial da CIA
Desde o início do agravamento do conflito israelo-palestino, as tropas dos EUA no Iraque e na Síria têm sido regularmente atacadas com foguetes e drones por grupos armados que, segundo Washington, seriam pró-iranianos. Ao mesmo tempo, as autoridades iranianas declararam que os grupos xiitas armados que atacam as bases americanas não têm nada a ver com o Irã e não recebem ordens da República Islâmica.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала