- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ex-líder tcheco explica por que o conflito na Ucrânia foi desencadeado pela OTAN ainda em 2008

© AP Photo / Vadim GhirdaSoldados ucranianos perto de um tanque nas posições perto da cidade de Mariupol, em Donbass
Soldados ucranianos perto de um tanque nas posições perto da cidade de Mariupol, em Donbass - Sputnik Brasil, 1920, 29.01.2024
Nos siga no
O conflito na Ucrânia foi desencadeado pelos EUA e Reino Unido em 4 de abril de 2008 na cúpula da OTAN em Bucareste, quando prometeram a adesão de Kiev à aliança, declarou o ex-presidente tcheco (2003-2013) Vaclav Klaus.
O ex-presidente falava em 15 de janeiro nas margens do Fórum Econômico Mundial de Davos. No entanto, de acordo com jornal polonês Mysl Polska, as principais mídias "não notaram" essas declarações porque elas iam totalmente contra a propaganda antirrussa do Ocidente. Neste contexto, Klaus mais tarde postou o texto do discurso em seu site.

"Esta guerra começou em 4 de abril de 2008. Naquele dia, na cúpula da OTAN em Bucareste, foi tomada uma decisão de aceitar a Ucrânia e a Geórgia na OTAN. Estive presente nesse evento, estava lá e já sabia que era um erro trágico. Tentei me opor a isso. Esta decisão foi forçada pelos EUA, apesar da oposição da maioria dos países participantes, e apesar das posições da Alemanha e da França", declarou o ex-líder tcheco.

De acordo com ele, mesmo o então embaixador dos EUA em Moscou, William Burns, alertou a liderança de que tal passo ultrapassaria todas as "linhas vermelhas" para a Rússia.
Tanque britânico Challenger destruído - Sputnik Brasil, 1920, 07.01.2024
Panorama internacional
Historiador francês prevê derrota iminente da OTAN na Ucrânia e reconciliação Rússia-Europa
O ex-presidente expressou sua convicção de que o principal objetivo da Rússia era impedir que a Ucrânia ingressasse na OTAN, não sua "ocupação". É por isso, segundo Klaus, que a Rússia introduziu apenas um contingente limitado no país.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала