- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Oposição francesa diz que Paris deve parar de financiar Ucrânia por escândalo de corrupção

© AP Photo / Emrah GurelBandeira da França tremula em Istambul, na Turquia.
Bandeira da França tremula em Istambul, na Turquia. - Sputnik Brasil, 1920, 28.01.2024
Nos siga no
Florian Philippot, líder do partido de direita francês Patriotas, exigiu neste domingo (28) que o governo pare de enviar armas e dinheiro para a Ucrânia, onde um novo escândalo de corrupção parece estar surgindo.
"A corrupção está extremamente disseminada na Ucrânia, é hora de parar de enviar armas e dinheiro, que são em grande parte desviados! Vamos escolher a Paz! Já basta!", escreveu o político em sua conta no X (anteriormente Twitter).
A mídia ucraniana informou durante a noite que o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU, em ucraniano) estava investigando o roubo de quase 1,5 bilhão de grívnias (cerca de R$ 196,6 milhões) em um esquema de aquisição de armas falso. Atuais e antigos funcionários da Defesa, bem como gestores do fornecedor de armas do Lvov Arsenal, teriam sido colocados sob investigação por ganharem dinheiro com um contrato de compra de 100.000 morteiros para o Exército ucraniano, o que nunca se materializou.
Philippot classificou a nova revelação de corrupção dentro das Forças Armadas ucranianas como "inaceitável".
A Ucrânia tem lutado para manter a sua posição junto dos doadores ocidentais após uma série de escândalos de corrupção que abalaram o país desde o início do conflito com a Rússia em 2022. Demitiu o ministro da Defesa e vários dos seus adjuntos no ano passado, em meio a acusações de corrupção relacionadas com compras de equipamentos.
O senador norte-americano JD Vance instou nesta semana os seus colegas republicanos a rejeitarem qualquer ajuda adicional à Ucrânia porque a corrupção estava "fora de controle", depois de o Pentágono ter admitido em um relatório que não conseguiu rastrear adequadamente bilhões de dólares em armas enviadas para a Ucrânia, dizendo que não estava claro se alguma arma foi desviada.
Edifício do Capitólio em Washington antes da tomada de posse do presidente eleito dos EUA. - Sputnik Brasil, 1920, 24.01.2024
Panorama internacional
Senador dos EUA insta colegas a rejeitarem nova ajuda à Ucrânia: 'Corrupção está fora de controle'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала