- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Esnobada em Davos, Kiev volta a pedir a Pequim para entrar em discussões sobre a 'fórmula da paz'

© AFP 2023 / Sergei SupinskyVladimir Zelensky, presidente da Ucrânia, se reúne com estudantes ucranianos e com Donald Tusk, primeiro-ministro da Polônia (fora da foto) durante reunião em Kiev, 22 de janeiro de 2024
Vladimir Zelensky, presidente da Ucrânia, se reúne com estudantes ucranianos e com Donald Tusk, primeiro-ministro da Polônia (fora da foto) durante reunião em Kiev, 22 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 27.01.2024
Nos siga no
Um membro do gabinete de Zelensky instou a China a discutir o plano de dez pontos da Ucrânia sobre o conflito, ou a chamada "fórmula da paz", após a ausência de contatos em Davos.
A Ucrânia convidou Xi Jinping, presidente da China, a participar de uma planejada "cúpula de paz" de líderes mundiais na Suíça, disse um conselheiro diplomático do presidente Vladimir Zelensky.

"Estamos definitivamente convidando a China para participar da cúpula, no mais alto nível, no nível do presidente da República Popular da China", disse Igor Zhovkva em uma entrevista à agência britânica Reuters nesta semana.

"A participação da China será muito importante para nós. Estamos trabalhando com o lado chinês. Envolvemos nossos parceiros no mundo para que eles transmitam ao lado chinês a importância de participar dessa cúpula", sublinhou ele.
Itamaraty - Sputnik Brasil, 1920, 03.01.2024
Notícias do Brasil
Antes de nova reunião sobre paz na Ucrânia, Brasil alerta que sem Rússia encontro não dará resultado
Zhovkva também disse que participaram das conversações sobre a chamada fórmula da paz da Ucrânia na cidade suíça de Davos 82 conselheiros de segurança nacional.
A China tem laços estreitos com a Rússia, mas se ofereceu a ajudar a mediar o conflito na Ucrânia.
Como relatou em 17 de janeiro o jornal norte-americano Politico, Li Qiang, primeiro-ministro da China, não se encontrou com Zelensky na coletiva de imprensa em Davos, a seguir ao que o último pareceu desvalorizar a não realização da conversa.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала