- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: China esnobou Zelensky, que pediu ajuda a Pequim

© AP Photo / Efrem LukatskyO presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, durante coletiva de imprensa conjunta com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, em Kiev, Ucrânia, em 20 de abril de 2023
O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, durante coletiva de imprensa conjunta com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, em Kiev, Ucrânia, em 20 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2024
Nos siga no
Em meio às tensões na Ucrânia e aos esforços por uma solução pacífica, o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, causou agitação ao comentar a disponibilidade da China em participar das negociações. Em conferência de imprensa em Davos, na Suíça, o líder ucraniano não se encontrou com o primeiro-ministro chinês, Li Qiang.
A postura levantou questionamentos sobre a eficácia da estratégia diplomática da Ucrânia e sobre a possibilidade do envolvimento chinês na resolução do conflito, conforme publicou o site Politico.
"O líder da China não está aqui, ele não está aqui. Mas o primeiro-ministro dele está aqui, então o nosso primeiro-ministro se reunirá com o primeiro-ministro da China. Eu adoraria me encontrar com o líder da China. Pelo que eu sei, Xi Jinping toma decisões, e na Ucrânia eu tomo decisões", afirmou.
Apesar de ter se encontrado com outros líderes internacionais de menor hierarquia em Davos, Zelensky pareceu desconsiderar a importância de dialogar com o primeiro-ministro chinês, essencial para uma resolução pacífica.
Segundo o veículo de imprensa, uma reunião é esperada por parte da Ucrânia.
Moscou considera a "fórmula de paz" proposta por Kiev fora de sintonia com a realidade e destaca a prontidão para negociações, enquanto os ucranianos introduzem proibições legislativas.
Representante oficial do MRE russo, Maria Zakharova, durante briefing em 22 de julho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 13.01.2024
Panorama internacional
Uma Só China: Zakharova reitera posição russa após eleições em Taiwan
O ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmitry Kuleba, enfatizou o desejo de relações mais dinâmicas com Pequim e a crença de que a China poderia desempenhar um papel construtivo na resolução do conflito.
A posição chinesa sobre a crise ucraniana foi delineada em um documento publicado em fevereiro passado, incluindo apelos por um cessar-fogo, pelo respeito aos interesses de segurança e por uma solução para a crise humanitária.
O representante da China para os Assuntos da Eurásia, Li Hui, também realizou uma reunião europeia para discutir a iniciativa de paz chinesa.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала