- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.
Veículos blindados russos BRM-1K durante operações de combate na Ucrânia
 - Sputnik Brasil

703º dia da operação militar especial nas fronteiras russas

Nos siga no
As Forças Armadas da Rússia prosseguem a operação militar especial na Ucrânia, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022. Segundo o chefe de Estado da Rússia, entre os objetivos principais da operação lançada estão a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.
Após mais de um ano de confrontos, o Exército russo, junto com as forças das repúblicas de Donetsk e Lugansk, libertou completamente a República Popular de Lugansk e uma parte da república de Donetsk, bem como toda a região de Kherson, áreas de Zaporozhie junto do mar de Azov e uma parte da região de Carcóvia. Em 5 de outubro de 2022, em resultado de referendos nas regiões, as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e regiões de Kherson e Zaporozhie integraram oficialmente à Federação da Rússia.
No dia 20 de maio de 2023, o Ministério da Defesa da Rússia confirmou que as forças russas assumiram o controle total sobre a cidade de Artyomovsk, ou Bakhmut, na denominação ucraniana, um importante centro de transporte para o abastecimento das tropas ucranianas em Donbass. Durante muitos meses a cidade foi alvo de combates ferozes.
Em junho de 2023, a Ucrânia tentou lançar uma grande contraofensiva na zona de hostilidades, porém, após mais de seis meses, ela se mostrou um fracasso para as Forças Armadas ucranianas – fato reconhecido por especialistas militares e até pela mídia ocidental. Segundo o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, desde o início da contraofensiva da Ucrânia, Kiev perdeu mais de 125 mil homens e cerca de 16 mil unidades de equipamento.
Antigas primeiroRecentes primeiro
16:19 27.01.2024
Defesas aéreas russas abatem foguete da Ucrânia sobre a região de Belgorod, informa Ministério da Defesa russo neste sábado (27)

"Em 27 de janeiro, por volta das 20h30 [horário de Moscou] uma tentativa do regime de Kiev de realizar um ataque terrorista a alvos no território da Federação da Rússia usando o sistema de lançamento múltiplo de foguetes Uragan foi interrompida. O míssil foi destruído com sistemas de defesa aérea sobre o território da região de Belgorod", diz o comunicado da pasta.

13:56 27.01.2024
Político ucraniano pede a Zelensky que revele número de militares mortos
Militar ao lado de bandeira ucraniana em um memorial improvisado para soldados mortos na Praça da Independência, em Kiev, Ucrânia, 10 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.01.2024
Panorama internacional
Político ucraniano pede a Zelensky que revele número de militares mortos
12:48 27.01.2024
Mesmo os generais ucranianos não acreditam na vitória de Kiev, suprimento de armas é desumano, diz política alemã
O fornecimento de armas do governo alemão à Ucrânia é desumano, o Ocidente não quer acabar com o conflito no qual nem mesmo os generais ucranianos acreditam na vitória de Kiev, disse a colíder do partido União Sarah Wagenknecht pela Razão e Justiça (BSW, na sigla em alemão), fundado por ela.
"Os ucranianos devem continuar sofrendo e morrendo 'pela nossa liberdade' e nós lhes forneceremos armas até a vitória, na qual nem mesmo os generais ucranianos acreditam mais", disse Sarah Wagenknecht durante o primeiro congresso do partido, comentando as declarações do governo alemão de que o Exército ucraniano está defendendo a liberdade e os valores da Europa.
08:52 27.01.2024
08:51 27.01.2024
06:04 27.01.2024
Exército ucraniano lança 15 projéteis na região russa de Belgorod
Nas últimas 24 horas, os militares ucranianos dispararam 15 projéteis em quatro distritos da região de Belgorod, ninguém ficou ferido, disse o governador da região Vyacheslav Gladkov.
04:07 27.01.2024
04:05 27.01.2024
Tropas ucranianas lançam 2 munições de fragmentação em Gorlovka
Tropas ucranianas dispararam dois projéteis de fragmentação de calibre 155 mm em Gorlovka, relata a representação da República Popular de Donetsk (RPD) no Centro Conjunto de Controle e Coordenação das questões relacionadas a crimes de guerra da Ucrânia.
02:35 27.01.2024
Tropas russas eliminam veículo de infantaria sueco e blindado de combate da Ucrânia
Operadores de drones FPV do Exército de armas combinadas do agrupamento de tropas Zapad (Oeste) destruíram um veículo de infantaria sueco CV-90 e um veículo de combate blindado da Ucrânia na direção de Kupyansk, relata o Ministério da Defesa da Rússia.
02:26 27.01.2024
Artilharia russa elimina posto avançado das tropas ucranianas
Artilheiros do agrupamento Zapad (Oeste) das tropas russas destruíram um posto avançado fortificado das forças ucranianas na direção de Kupyansk, relatou o Ministério da Defesa da Rússia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала