- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Desdolarizar é preciso': como a dívida dos EUA impacta as economias do mundo e como fica o Brasil?

© AP Photo / Andrew HarnikJoe Biden, presidente dos EUA, cai no palco durante cerimônia de formatura da Academia da Força Aérea dos Estados Unidos no Falcon Stadium, em Colorado Springs. Colorado, 1º de junho de 2023
Joe Biden, presidente dos EUA, cai no palco durante cerimônia de formatura da Academia da Força Aérea dos Estados Unidos no Falcon Stadium, em Colorado Springs. Colorado, 1º de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.01.2024
Nos siga no
Especiais
O alarmante aumento da dívida interna dos Estados Unidos vem desencadeando debates acalorados tanto no interior quanto fora do Congresso americano. Afinal, a vultosa conta pode respingar em toda a sociedade e, até mesmo, em todo o planeta.
Pedro Gustavo Cavalcanti Soares, doutor em ciência política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenador do bacharelado em relações internacionais da Faculdade Damas, destaca as consequências negativas que essa realidade impõe ao país e os impactos para o resto do mundo.
Em uníssono, analistas ouvidos pela Sputnik Brasil destacam a importância de prestar atenção nos movimentos estadunidenses e em suas consequências mundo afora. Soares ressalta que o descontrolado crescimento da dívida doméstica afeta diretamente áreas cruciais como saúde e educação nos EUA.
Brenno Almeida, economista especializado em planejamento e gestão pública pela Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade de Pernambuco (UPE), faz coro ao internacionalista.

Quanto é a dívida dos Estados Unidos?

A dívida dos EUA recentemente atingiu o montante histórico de US$ 34 trilhões (R$ 167,2 trilhões), um recorde até então.
Além de ter reflexos nas taxas crescentes de pobreza, o país figura como líder no aumento desse índice a nível global. Institutos independentes corroboram essa preocupante realidade, evidenciando a necessidade urgente de atenção às políticas internas para reverter esse cenário.

"Quando a gente fala em consequências dessa dívida, são consequências nefastas […]. Em primeiro lugar, para os aspectos sociais, educação e saúde principalmente. Além disso, uma elevada taxa é a crescente taxa da pobreza no país. Não é à toa que os Estados Unidos são o país em que a pobreza mais cresce no mundo", enfatiza Almeida à Sputnik Brasil.

Homem levanta cartaz durante um protesto contra os ataques das forças dos EUA e do Reino Unido contra os rebeldes houthis do Iêmen e contra a presença das forças dos Estados Unidos no Iraque, na praça Tahrir, em Bagdá, Iraque, 13 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 25.01.2024
Panorama internacional
Operação contra houthis pode selar o fim da presença dos EUA no Oriente Médio?
Brenno Almeida destaca, ainda, a relevância dos títulos da dívida dos Estados Unidos como uma peça fundamental no xadrez financeiro global. Ele desvela os intricados mecanismos por trás dessa dinâmica e suas ramificações em níveis internacionais.

"Todo país elementa dívida através de títulos públicos, e esses títulos são um instrumento de negócio interessante porque você compra um direito da dívida, você se torna credor de alguém. […] E, no caso, você se torna credor dos Estados Unidos. Então muitos países, como Brasil, China e as famílias em geral, no mercado de títulos, consomem esse ativo. Então é um elemento significativo, é um elemento interessante", explica.

Conflitos internacionais e o ônus dos EUA

O internacionalista destaca, também, a persistência dos Estados Unidos em investir pesadamente em conflitos internacionais, perpetuando uma abordagem que remonta ao período pós-Primeira Guerra Mundial. A política de se envolver em conflitos para impulsionar a economia e garantir apoio parece desconectada das necessidades internas do país, conforme apontam dados recentes.

"São consequências bem negativas, considerando essa atenção a um aspecto internacional ao crescente investimento nos conflitos do exterior [] É como se os Estados Unidos ainda não tivessem abandonado aquela ideia do período entreguerras []. Período que ficou conhecido como período entreguerras, e naquela naquela época o país tinha um potencial enorme de crescimento a partir de investimentos na área de segurança, na qual suas empresas vendiam armamento tanto para o próprio país como para fora", relembra e calibra.

A análise de Soares sugere abandono na formulação de políticas domésticas eficazes, incluindo a luta contra a pobreza e investimentos substanciais em educação. Em vez disso, os EUA parecem presos a uma abordagem do século XX, baseada na busca de influência global por meio de intervenções militares.

Quais as características de um mundo multipolar?

Diante do debate sobre a importância da multipolaridade diante do crescimento descontrolado da dívida interna dos Estados Unidos, Almeida destaca a relevância desse cenário não apenas no âmbito político, mas também nas dinâmicas econômicas globais.
"A importância da multipolaridade se dá por vários elementos", argumenta Almeida. Ele enfatiza a necessidade de diversificação nos polos econômicos, sugerindo que a democratização dos meios de troca pode ser um catalisador para o surgimento de novos centros econômicos. Essa diversificação, segundo o economista, poderia contribuir para a melhoria da situação econômica de diversos territórios ao redor do mundo.

"Isso talvez [medo da perda de hegemonia] seja um temor de quem preza por uma hegemonia americana […]. É que você vai passar a ter, em certa medida, uma democratização do crescimento global. Você vai ter, naturalmente, um crescimento menor das economias centrais e um crescimento maior das economias periféricas", enfatiza.

Dólar dos EUA (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 04.08.2023
Panorama internacional
Analista: rebaixamento de rating de crédito dos EUA sinaliza 'grande mudança para a multipolaridade'
A abordagem de Almeida sugere que a multiplicidade de polos econômicos não apenas proporcionaria a redistribuição de recursos, mas também impactaria as cadeias globais de maneira significativa. O especialista acredita que esse novo paradigma econômico poderia resultar em uma democratização do crescimento global, afetando diretamente a dinâmica entre as economias centrais e periféricas.

"Acredito que o que pode acontecer e isso talvez seja um temor de quem preza por uma hegemonia americana é que você vai passar a ter, em certa medida, uma democratização do crescimento global", destaca Almeida.

Ele sugere que, como consequência desse rearranjo econômico, as economias centrais poderiam experimentar um crescimento mais moderado, enquanto as economias periféricas teriam a oportunidade de crescer de maneira mais expressiva.
Essa redistribuição, argumenta Almeida, não apenas contribuiria para a maior equidade na distribuição da riqueza acumulada no mundo, mas também poderia alterar o equilíbrio de poder geopolítico.
A hegemonia americana, que tradicionalmente influenciou as dinâmicas globais, poderia ser desafiada por um cenário mais equitativo, em que múltiplos atores econômicos compartilham a responsabilidade e a oportunidade de impulsionar o desenvolvimento global.

O que significa desdolarização?

O processo de desdolarização consiste nos países diversificarem suas reservas e se desvincularem da dependência do dólar americano.
O internacionalista Pedro Soares destaca a importância "crucial" da desdolarização das economias globais como uma estratégia fundamental para prevenir catástrofes financeiras, semelhantes à explosão da bolha que abalou os Estados Unidos em 2008.
Soares relembra o episódio marcante de 2008, quando o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, à época, afirmou que a crise financeira global seria apenas uma "marolinha" para o Brasil.
Essa perspectiva, segundo Soares, ganhou destaque porque o Brasil já estava adotando a postura de se aproximar de outros países e estabelecer parcerias econômicas, reduzindo gradualmente sua dependência financeira dos Estados Unidos.
Rublo russo e yuan chinês - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2024
Panorama internacional
Abandonar o dólar tornou os produtos eletrônicos mais baratos na Rússia, afirma mídia

"Aquela questão da 'marolinha' ficou famosa exatamente porque o Brasil investia, na verdade, em se aproximar de outros países, ter outros países como parceiros financeiros econômicos, e abandonar gradualmente uma dependência financeira dos Estados Unidos. Isso fez com que o Brasil sentisse menos aquela explosão da bolha imobiliária de 2008", exemplifica.

A terceira gestão do governo Lula vem apostando, novamente, nesta perspectiva: no começo de outubro, Brasil e China realizaram, pela primeira vez na história, uma transação comercial completa em yuan, algo considerado um marco por ambos os países.
O internacionalista destaca que a desdolarização é uma estratégia que visa minimizar os impactos de crises econômicas internacionais em países que historicamente eram mais suscetíveis a esses eventos. Soares usa o exemplo das economias latino-americanas que buscam se aproximar da China, uma potência econômica que oferece estabilidade e força financeira.
"A China, ao investir em infraestrutura e adotar políticas de retorno mais brandas, diferencia-se das imposições de austeridade frequentemente associadas ao FMI [Fundo Monetário Internacional], uma instituição com forte influência dos Estados Unidos", pondera.

"A desdolarização se mostra como algo muito frutífero para os países que até então eram dependentes dos Estados Unidos", destaca Soares.

Segundo o analista, essa estratégia não apenas oferece proteção contra possíveis crises, mas também possibilita uma relação mais equilibrada e menos submissa aos interesses norte-americanos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала