- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Abandonar o dólar tornou os produtos eletrônicos mais baratos na Rússia, afirma mídia

© Sputnik / Alelsandr Demyanchuk / Acessar o banco de imagensRublo russo e yuan chinês
Rublo russo e yuan chinês - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2024
Nos siga no
A maioria dos pagamentos pelas importações desses bens em 2023 foi feita em yuans e rúpias, de acordo com a mídia russa especializada.
Os importadores russos de produtos eletrônicos abandonaram quase completamente o dólar americano e o euro em acordos com fornecedores e distribuidores estrangeiros, informou o Izvestia nesta segunda-feira (15), citando uma fonte da indústria.
Um gerente de um dos fabricantes de eletrônicos do país disse à mídia que quase todas as compras em 2023 foram pagas com yuans chineses e rúpias indianas, bem como com moedas nacionais de outros países em desenvolvimento.
Uma fonte, que pediu para não ser identificada, disse ao jornal russo que substituir dólares por outras moedas oferece uma série de vantagens.

"Atualmente, em 99% dos casos usamos rublos, yuans, dirhams [dos Emirados Árabes Unidos], wones [sul-coreanos], dongs [vietnamitas]", disse o representante da indústria, acrescentando que tais acordos "não apresentam riscos de rastreabilidade dos envios, garantem a circulação rápida da moeda, tornam possível reduzir o número de intermediários durante as entregas e excluem a participação de bancos correspondentes de países hostis."

Cúpula do BRICS na África do Sul, 23 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.01.2024
Panorama internacional
Entrada do Egito no BRICS fortalece demanda do grupo por menor dependência do dólar, dizem analistas
Outra fonte próxima à indústria disse que no final de 2023 várias instituições financeiras na Rússia chegaram a se oferecer para intermediar transações em criptomoedas em negócios com fornecedores estrangeiros.
A escolha por evitar o dólar americano e o euro por parte dos compradores de equipamentos é óbvia, de acordo com Eldar Murtazin, analista líder do Mobile Research Group, que explicou que as moedas ocidentais são agora difíceis de comprar em quantidades suficientes na Rússia e muito difíceis de transferir para qualquer pessoa no exterior devido às sanções.
O analista observou que o custo das compras não aumentou quando os importadores russos mudaram as moedas de liquidação, acrescentando que essa escolha até gera uma poupança modesta de 1% quando os negócios são feitos em yuans.
Além disso, a moeda da China pode ser facilmente trocada, transferida ou convertida em dólares fora da Rússia, o que permite aos participantes no mercado evitar a escassez e falhas na logística ou nos sistemas de pagamento.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала