- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Iraque sobe o tom e diz que ataques dos EUA fazem 'escalada irresponsável' no país

© AFP 2023 / Ahmad Al-RubayeMembros das forças de intervenção rápida do Iraque em vila na área de Hawi al-Azim, na província iraquiana de Diyala, em 24 de janeiro de 2022
Membros das forças de intervenção rápida do Iraque em vila na área de Hawi al-Azim, na província iraquiana de Diyala, em 24 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.01.2024
Nos siga no
Na terça-feira (23), os Estados Unidos realizaram ataques no Iraque contra três instalações ligadas à milícia apoiada pelo Irã, afirmou o Pentágono.
Segundo o Departamento de Defesa norte-americano, a ação foi uma resposta ao ataque no fim de semana a uma base aérea iraquiana que feriu forças estadunidenses.
Nesta terça-feira (24), um porta-voz do primeiro-ministro, Mohammed Shia al-Sudani, disse que os ataques noturnos dos EUA contra grupos militantes iraquianos, que fazem parte das forças de segurança formais do país, mostraram "clara determinação em prejudicar a segurança e a estabilidade do Iraque".

"Esse ato inaceitável mina anos de cooperação, viola flagrantemente a soberania do Iraque e contribui para uma escalada irresponsável", disse o porta-voz, em uma das críticas mais duras já feitas aos EUA pelo primeiro-ministro do Iraque, escreve a agência Reuters.

No dia 5 de janeiro, o premiê disse que Bagdá está analisando uma data exata para terminar a missão da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos no país árabe visto que "não há mais justificações para a sua existência", conforme noticiado.
Alguns dos grupos militantes apoiados pelo Irã, que têm lançado ataques às forças dos EUA, fazem parte das Forças de Mobilização Popular do Iraque (PMF, na sigla em inglês), uma força de segurança sancionada pelo Estado que começou como um grupo de milícias em 2014 para combater o Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia e em diversos lugares).
Combatentes houthis recém-recrutados em veículo militar durante reunião em Sanaa. Iêmen, 3 de janeiro de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 18.01.2024
Panorama internacional
Resistência houthi escancara fragilidades e hipocrisia do imperialismo neoliberal, dizem estudiosos
Embora formalmente sob o comando de al-Sudani, muitos dos grupos tomam decisões fora da cadeia de comando e prometeram continuar os ataques às forças dos EUA até o fim da guerra em Gaza.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала