- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

México exige investigação urgente sobre tráfico de armas do Exército dos EUA

© AP Photo / Matt RourkeArmas de origem duvidosa são exibidas pelas autoridades dos EUA em Norristown, Pensilvânia, em 22 de fevereiro de 2023
Armas de origem duvidosa são exibidas pelas autoridades dos EUA em Norristown, Pensilvânia, em 22 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.01.2024
Nos siga no
O governo mexicano exige uma "investigação urgente" sobre o tráfico ilegal de armas do Exército dos Estados Unidos para o México.
A secretária de Relações Exteriores mexicana, Alicia Bárcena, revelou que armas de uso exclusivo das Forças Armadas dos EUA foram detectadas no território do país latino-americano, levando as autoridades a solicitarem uma investigação imediata.
A descoberta foi discutida durante a visita de funcionários mexicanos de alto escalão a Washington em 19 de janeiro, onde se reuniram com seus homólogos norte-americanos. Bárcena enfatizou a urgência de uma investigação, afirmando que a Secretaria de Defesa do México alertou os EUA sobre a entrada desses armamentos.
Jon Solem, general de brigada da reserva do Exército dos EUA do Comando Africano dos Estados Unidos (AFRICOM, na sigla em inglês) (no centro), e militares do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, conversam perto do local de cerimônia comemorativa para o 80º aniversário de soldados americanos mortos no cemitério Ben MSik na cidade de Casablanca, Marrocos, 8 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.01.2024
Panorama internacional
EUA têm mais de 10 mil suboficiais que não passaram por treinamento militar, diz mídia
A circulação de armas do Exército estadunidense se tornou um ponto crítico nas relações dos países, refletido nas ações judiciais movidas pelo governo do presidente Andrés Manuel López Obrador contra fabricantes e distribuidores de armas.
A primeira ação foi apresentada em Boston em 2021, acusando empresas norte-americanas de contribuírem para a violência do crime organizado. Atualmente, está em fase de apelação após o veredito de um juiz desconsiderá-la. A segunda ação está programada para 22 de fevereiro de 2024, abordando a negligência dos pontos de venda diretos de armas.
O presidente dos EUA, Joe Biden, observa enquanto o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, fala durante uma reunião bilateral no último dia da Semana dos Líderes da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) em São Francisco, Califórnia, em 17 de novembro 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 29.11.2023
Panorama internacional
López Obrador pede ao Senado do México que libere entrada de militares dos EUA no país
O comunicado da Secretaria de Relações Exteriores do México, divulgado em 22 de janeiro, incluiu a questão das armas como parte de um pacto entre os dois governos para diminuir a migração irregular na América Latina.
Desde dezembro de 2018, quando López Obrador assumiu o cargo, o governo mexicano já interceptou quase 40 mil armas de diversos calibres. Estima-se que existam 13 milhões de armas não registradas no país, a maioria nas mãos do crime organizado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала