- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Venezuela: somente juntas as nações do Sul Global poderão defender o direito de viver em paz

© flickr.com / Cristóbal Alvarado MinicBandeira nacional da República Bolivariana da Venezuela
Bandeira nacional da República Bolivariana da Venezuela - Sputnik Brasil, 1920, 21.01.2024
Nos siga no
O chanceler venezuelano considera que o Movimento dos Não-Alinhados é chamado a assumir o seu papel central na luta contra aqueles que promovem a "guerra eterna".
Só juntas as nações do Sul Global vão poder defender o direito de viver em paz, como afirmou no sábado (20) o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, que participa da XIX Cúpula do Movimento dos Países Não-Alinhados (MPNA) que está sendo realizada em Kampala, Uganda.

"Transmitimos a mensagem fraterna, combativa e solidária do presidente Nicolás Maduro à sessão plenária da XIX Cúpula do MPNA", escreveu Gil em sua conta no X (anteriormente Twitter). "Só juntas, as nações do Sul Global, conseguiremos defender o direito dos povos e nações de viver em paz", acrescentou.

Neste sentido, o chanceler venezuelano destaca que a organização internacional é chamada a assumir o seu papel central na luta contra aqueles que promovem a "guerra eterna" e promovem planos para travar, entre outros, a consolidação de um novo mundo multipolar emergente.
Formalmente estabelecido em 1961, o Movimento dos Países Não-Alinhados tem 120 Estados-membros, 18 países observadores e 10 organizações observadoras. Desde a sua fundação, tem desempenhado um papel decisivo na defesa da paz e da segurança internacionais, descreve o site do movimento.
A analista internacional María Fernanda Barreto acredita que a importância do Sul Global neste momento é decisiva. "Este é o momento em que o velho, aquele mundo unipolar, não está morrendo completamente, mas está em claro declínio e, para evitar a sua derrota absoluta, está levando o mundo inteiro à guerra", disse ela. "Quem aposta na construção de um mundo pluricêntrico e multipolar neste momento é quem defende a paz", acrescentou a analista.
População desabrigada em meio a abrigos improvisados na Faixa de Gaza - Sputnik Brasil, 1920, 09.01.2024
Panorama internacional
Venezuela expressa apoio à África do Sul em denúncia contra Israel por 'atos genocidas' em Gaza
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала