- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Irã classifica ataque do Paquistão como 'desproporcional' e 'inaceitável'

© Sputnik / Anton BystrovA bandeira do Irã em rua de Teerã, em 15 de junho de 2018
A bandeira do Irã em rua de Teerã, em 15 de junho de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 18.01.2024
Nos siga no
Teerã condenou ataque paquistanês no território iraniano e pediu que Islamabad "cumpra com suas obrigações", disse o Ministério das Relações Exteriores nesta quinta-feira (18).
Na terça-feira (16), o Irã atacou duas bases no Paquistão do grupo militante Jaish al-Adl, em retaliação a um ataque mortal realizado em dezembro pela organização a um posto policial iraniano. Na manhã de hoje (18), o Paquistão confirmou ter lançado uma série de ataques transfronteiriços contra "alvos terroristas" na província iraniana de Sistão-Baluchistão.

"O Ministério das Relações Exteriores do Irã condena as ações desproporcionais e inaceitáveis ​​do Paquistão em relação aos ataques de drones contra aldeões que não são cidadãos iranianos na fronteira dos dois países", disse a pasta em um comunicado, acrescentando que Teerã permanece fiel à política de boa vizinhança com Islamabad.

O Irã também espera que o Paquistão cumpra as suas "obrigações" relativas à presença de grupos armados no seu território, disse o ministério.
O ministério chamou de "preventivo" o recente ataque do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) em território paquistanês, dirigido contra o Jaish al-Adl.
O ministro das Relações Exteriores iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, gesticula durante uma sessão na reunião do Fórum Econômico Mundial (WEF) em Davos em 17 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2024
Tensão pós-ataques: Iraque cancela reunião com Irã em Davos; Paquistão chama seu embaixador em Teerã
Também nesta quinta-feira (18), o chanceler iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, disse ao secretário das Relações Exteriores britânico, David Cameron, que os Estados Unidos e o Reino Unido não têm o direito de comprometer a segurança da região por causa do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
"Em uma reunião com David Cameron em Davos, trocamos pontos de vista sobre diversas questões bilaterais e de desenvolvimentos na região. Afirmei que os EUA e o Reino Unido devem parar imediatamente de apoiar os crimes de guerra do regime sionista do apartheid contra os palestinos. Eles não têm o direito de manter a segurança da região como refém em benefício de Netanyahu!", disse o chanceler em sua conta no X (antigo Twitter).
Lançamento de míssil durante simulação militar em um local desconhecido no centro do Irã, em foto publicada em 16 de janeiro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 16.01.2024
Panorama internacional
Ataques do Irã são 'calculados' e foram 'encorajados' por ações dos EUA e Reino Unido, diz analista
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала