- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

População desabrigada pelas chuvas no Rio de Janeiro sobe para mais de 12 mil

© Fernando Frazão/Agência BrasilMoradores andam em meio às enchentes que tomaram as ruas em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 2024
Moradores andam em meio às enchentes que tomaram as ruas em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2024
Nos siga no
As fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Rio de Janeiro no último fim de semana já deixaram mais de 12 mil pessoas desabrigadas. O número foi atualizado nesta quarta-feira (17) pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
Conforme o governo do estado, as pessoas desalojadas (quando é preciso abandonar a moradia de forma temporária ou definitiva, mas não necessariamente novas residências) são das cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, São João de Meriti, São Gonçalo, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu e Queimados.
Já o número de desabrigados (quando há necessidade de novas casas, como em um deslizamento de terra) pelos temporais subiu para 331 pessoas. Ao todo, segundo a pasta, quase 48 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas, que em menos de 24 horas foram superiores a todo o volume esperado para o mês de janeiro.
Enchente na avenida Brasil, no Rio de Janeiro, atingiu diversos municípios da região metropolitana - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2024
Notícias do Brasil
Número de mortos em temporal no Rio de Janeiro sobe para 12

Sete cidades em situação de emergência

Diante dos estragos causados pelas chuvas, que ainda provocaram 12 mortes, sete municípios do estado do Rio de Janeiro tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional: Rio de Janeiro, Belford Roxo, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Duque de Caxias, Nilópolis e Mesquita.
Outros cinco municípios também devem ter a emergência reconhecida nos próximos dias (São Gonçalo, Magé, Japeri, Paracambi e Queimados). Além de ajuda humanitária, com a medida, o governo federal oferece ajuda na limpeza, no restabelecimento e na reconstrução do que foi destruído.

"Os municípios precisam se planejar frente à intensificação das mudanças climáticas, inclusive nos [diversos] cenários [possíveis]. Porque hoje a situação é uma. É necessário aplicar as projeções de variação da temperatura e do aumento dos eventos climáticos extremos para verificar onde o problema estará amanhã. Hoje é aqui. Com o avanço dessas mudanças, outras áreas passarão a ser afetadas", disse na última terça-feira (16) o representante do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima João Paulo Capobianco.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала