- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Rio de Janeiro usa drones e IA para reflorestar diferentes áreas da cidade (VÍDEO)

© Foto / Twitter / Reprodução / Prefeitura do Rio de JaneiroRio de Janeiro drone
Rio de Janeiro drone - Sputnik Brasil, 1920, 13.01.2024
Nos siga no
O governo carioca está enviando drones para espalhar sementes pelo ar, parte de um esforço de alta tecnologia que busca acelerar e intensificar os esforços locais de reflorestamento.
A iniciativa verde, uma parceria entre a prefeitura do Rio de Janeiro e a startup Morfo, foi lançada ontem (13) e está sendo usada para semear espécies nativas locais em áreas de difícil acesso que seriam mais difíceis com métodos tradicionais.
Um único drone é capaz de dispersar 180 cápsulas de sementes por minuto, ou 100 vezes mais rápido do que utilizar mãos humanas para espalhar sementes em um programa de reflorestamento mais tradicional.
As áreas elegíveis são selecionadas após análise de solo e espécies nativas. Computadores alimentados por Inteligência Artificial (IA) definem então os alvos específicos e o número de sementes a serem lançadas, segundo a Prefeitura do Rio.
A mídia também ressalta que a semeadura por meio de drones auxiliados por IA também elimina a necessidade de meses de cultivo de mudas, bem como de transporte para a área designada para o plantio.
"Com o uso da tecnologia dos drones, vamos conseguir ampliar as áreas verdes da cidade e assim amenizar as fortes ondas de calor, além de deixar o Rio de Janeiro ainda mais bonito", afirmou o prefeito Eduardo Paes.
Com as sementes no solo começa a etapa de monitoramento, feito com imagens de satélites e de drones, que utilizam IA para estudar a evolução da cobertura vegetal e também da biodiversidade.
Essa avaliação também permite detectar imprevistos, como eventos climáticos adversos ou o surgimento de espécies invasoras. Todas essas informações ficarão disponíveis em uma plataforma, à disposição da Secretaria de Meio Ambiente e Clima, para que o trabalho possa ser acompanhado, segundo a prefeitura.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала