- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Marinha britânica relata ataque contra navio na costa do Iêmen por drone

© AFP 2023 / KHALED ZIADCosta do Iêmen, no mar Vermelho
Costa do Iêmen, no mar Vermelho - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2024
Nos siga no
O escritório das Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido (UKMTO, na sigla em inglês) informou nesta quarta-feira (17) que um de seus navios foi atacado por um drone a 60 milhas náuticas (111 km) a sudeste da cidade de Áden, no Iêmen.
"Um veículo aéreo não tripulado atingiu o bombordo do navio", diz um comunicado publicado no site do departamento, que informou ainda que um incêndio começou a bordo do navio após o ataque, já debelado.
Na semana passada, os Estados Unidos e o Reino Unido atacaram alvos do movimento xiita Ansar Allah (os houthis), que governa o norte do Iêmen e é apoiado pelo Irã. Porta-voz militar houthi, Yahya Saria declarou que os EUA e o Reino Unido realizaram 73 ataques no Iêmen, matando cinco combatentes houthis e ferindo outros seis.
A fragata francesa Forbin, 7 de julho de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2024
Panorama internacional
UE quer seguir o exemplo dos EUA e estabelecer sua própria operação naval no mar Vermelho, diz mídia
O presidente dos EUA, Joe Biden, classificou a ação contra alvos no Iêmen como uma resposta a uma "ameaça à liberdade de navegação" e afirmou que 27 ataques houthis atingiram navios comerciais de mais de 50 países.
Os ataques pela região são uma retaliação aos bombardeios israelenses contra a população palestina, que já deixaram mais de 24 mil pessoas mortas só na Faixa de Gaza.
Os houthis afirmam que suas ações no mar Vermelho visam apenas navios ligados a Israel e não interferem na liberdade de navegação na região.
Em dezembro, os EUA anunciaram uma operação multinacional com o objetivo alegado de garantir a segurança no mar Vermelho, o que aumentou o risco de uma escalada para um conflito regional.
Já os houthis prometeram atacar qualquer navio que se juntasse à coalizão marítima liderada pelos norte-americanos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала