- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Moradores de Gaza queimam plástico em tendas para sobreviver em meio à guerra e ao inverno rigoroso

© OMS/ReproduçãoPopulação desabrigada em meio a abrigos improvisados na Faixa de Gaza
População desabrigada em meio a abrigos improvisados na Faixa de Gaza - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2024
Nos siga no
Diante dos mais de 1,9 milhão dos 2,3 milhões de palestinos desabrigados na Faixa de Gaza por conta dos ataques israelenses, tendas improvisadas de tecido e plástico se tornaram a moradia de quase 85% da população. O inverno na região deixa a situação ainda mais catastrófica em todo o território.
A família de Ismail Nabhan, de 60 anos, é uma das tantas que precisou agrupar filhos e netos ao redor de uma fogueira feita com plástico para se aquecer das baixas temperaturas. "Há dois dias, ventos fortes chegaram; tentamos a noite toda fixar o nylon. Vivemos em um deserto, e o mar está à nossa frente — o frio se multiplicou", relata à AFP.
A guerra já dura 100 dias e, sem perspectivas para acabar, fez o número de mortos chegar a quase 24 mil só em Gaza. Para além do medo de morrer, Nabhan e sua família seguem em um local precário em Rafah, perto da fronteira com o Egito, e dividem o espaço com 28 pessoas.
Mesmo com o risco da fumaça, o fogo aceso é o único meio de manter todos aquecidos. "A fumaça que inalamos ao queimar plástico queima nossos pulmões", disse a esposa de Nabhan, Raidah Awad, enquanto seu neto tossia. As fortes chuvas reduziram os estoques de lenha, que levam pelo menos quatro dias para secar.

"As crianças estão doentes por causa do cheiro e do frio. Elas não param de tossir e de ficar resfriadas. Suas roupas não são espessas o suficiente para aquecê-las. A situação é trágica", disse Awad também à AFP.

Como está a guerra entre Israel e o Hamas?

Diante dos bombardeios que sequer poupam escolas, hospitais e até campo de refugiados, quase toda a população foi forçada a fugir para a porção sul do território palestino. Haneen Adwan, de 31 anos, tenta proteger todas as noites os seis filhos das condições adversas do clima. "À noite, sinto que vamos morrer de frio", afirmou.
O abrigo conta com três colchões finos, e a única alternativa que restou também foi queimar plástico para se aquecer. "Acendemos o fogo com plástico [e] sufocamos com os vapores", disse ela. As mãos do filho de 14 anos de Adwan ficaram sujas de preto por conta da busca pelo material em áreas de esgoto a céu aberto na fronteira para manter a família aquecida.
"Meus irmãos estão morrendo de frio à noite. Temos que acender algo ou vamos congelar", acrescentou.
Mulheres palestinas choram onde se acredita que um parente esteja preso nos escombros após o bombardeio israelense em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em 21 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2024
Panorama internacional
Israel, Palestina e o futuro de Gaza: perspectivas sobre uma paz (im)possível

Qual o motivo do conflito entre judeus e palestinos?

O conflito entre Israel e Palestina, relacionado aos interesses territoriais das partes, tem sido uma fonte de tensão e de combates na região há muitas décadas. Uma decisão da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1947 determinou a criação de dois Estados, mas apenas o israelense foi criado.
No confronto mais recente, que começou em 7 de outubro após os ataques do Hamas ao território israelense, a Autoridade Nacional Palestina acusou Tel Aviv de usar fósforo branco na cidade de Gaza, a mais afetada pelo conflito. Armas com esse tipo de substância, quando em contato com oxigênio, liberam um vapor branco que causa queimaduras sérias e podem até levar à morte. O uso é proibido em conflitos desde 1997.
O governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu responde a um processo movido pela África do Sul, com o apoio de países como o Brasil, no Tribunal Penal Internacional (TPI), por crimes contra a humanidade.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала