- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

França: cerca de 10 escolas são evacuadas no norte após ameaças de ataques

© Wikimedia CommonsVista do rio Sena na cidade de Rouen, uma das principais da região norte da França
Vista do rio Sena na cidade de Rouen, uma das principais da região norte da França - Sputnik Brasil, 1920, 16.01.2024
Nos siga no
O recebimento de cartas com ameaças de ataques levou cerca de dez escolas localizadas na região norte da França a serem evacuadas nesta terça-feira (16). A informação é do canal BFMTV, que deixou o departamento francês de Sena Marítimo – localizado na região da Normandia – em alerta.
"Uma carta suspeita foi enviada por e-mail para cerca de dez estabelecimentos escolares na aglomeração de Rouen", diz o comunicado do canal.
As ameaças foram recebidas por unidades de educação de ensino fundamental e médio, além de creches em Rouen e municípios próximos. Após a descoberta das mensagens, a polícia foi enviada para todas as unidades e fez as verificações necessárias.
É o segundo registro de ameaça de ataque na cidade de Rouen nesta semana: na segunda (15), um complexo escolar foi evacuado após uma ameaça de bomba.
O país chegou a ficar em alerta total para possíveis atentados terroristas em outubro, quando houve aumento nos explosivos plantados em áreas de grande circulação de pessoas e escolas.
Manifestantes seguram uma faixa que diz 'Salve o Burkina Faso' durante uma manifestação em Ouagadougou em 27 de novembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 02.12.2021
Panorama internacional
Com pretexto de combater terrorismo, França legitima presença na África por interesse, diz analista
Durante vários dias, aeroportos em todo o país também tiveram registros de ameaças de atentados e muitos foram evacuados.
O Palácio de Versalhes também foi evacuado diversas vezes. Os incidentes ocorreram em meio à elevação do nível máximo de ameaça terrorista na França, devido ao ataque em uma escola na cidade de Arras. Na ocasião, um homem de 20 anos atacou um grupo de pessoas, levando um professor à morte e deixando outras vítimas feridas. O suspeito estava armado com uma faca e atacou a vítima no pescoço. Na sequência, ele tentou atacar outras pessoas, mas foi contido.
A família dele já é conhecida pelos serviços de inteligência, e o irmão mais velho foi condenado a cinco anos de prisão por "conspiração de crimes terroristas". Já o pai foi expulso da França em 2018. O caso ainda segue investigado pela Procuradoria Nacional Antiterrorista (PNAT, na sigla em francês).
Em dezembro, um ataque em Paris deixou um turista alemão de 24 anos morto e outras duas pessoas feridas. O suspeito cometeu o crime com uma faca e um martelo, segundo o Ministério do Interior do país.
O autor do ataque com faca que deixou uma pessoa morta e duas feridas em Paris na noite de sábado já havia sido condenado em 2016 a quatro anos de prisão por planejar outro ataque.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала