- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Comércio China-Brasil reduziu volume de exportações do agronegócio dos EUA, diz mídia brasileira

© AFP 2023 / Silvio AvilaUma colheitadeira colhe soja em um campo em Salto do Jacuí, no Rio Grande do Sul, Brasil
Uma colheitadeira colhe soja em um campo em Salto do Jacuí, no Rio Grande do Sul, Brasil - Sputnik Brasil, 1920, 16.01.2024
Nos siga no
Décadas atrás, os EUA eram líderes na produção de cereais e grãos, no entanto, em movimento progressivo, o país vem perdendo o posto. Por exemplo, na década de 1970, os americanos detinham 90% do mercado mundial de soja, hoje, esta porcentagem está em 28%.
O Brasil tem grande "responsabilidade" sobre a perda de mercado estadunidense em relação à oleaginosa. O Brasil começou os anos 2000 com exportações de 27 milhões de toneladas, em 2023, atingiu 102 milhões de toneladas. Com isso, os brasileiros participam atualmente com 58% do mercado externo de soja, índice bem maior que o atual dos EUA.
Parte do que motivou e motiva a mudança de eixo nas exportações é a ampliação acelerada do consumo na Ásia, principalmente com a evolução da classe média da China, fato que favoreceu o Brasil nessa nova ordem econômica mundial, segundo o jornal Folha de S.Paulo.
Os chineses passaram a disputar, em grande escala, a compra de praticamente todos os alimentos no comércio mundial, de proteínas a grãos, e sempre que o agronegócio brasileiro teve produto à disposição, a preferência foi pelo mercado nacional.
Ainda sobre a soja, há duas décadas Pequim importava 21 milhões de toneladas do grão, no ano passado, comprou 100 milhões. Desse volume, 75 milhões saíram do Brasil, relata a mídia.
Outro destaque é o milho. Na década de 1980, os norte-americanos eram responsáveis por 84% do cereal transacionado no mercado externo, hoje caíram para 24%. Neste ano, o Brasil passou os EUA na safra 2023/2024 com ma porcentagem entre 29% e 32% de presença no mercado mundial, conforme noticiado.
Produção de milho de uma fazenda é carregada em caminhões, na cidade de Guarapuava, no Paraná - Sputnik Brasil, 1920, 09.03.2023
Notícias do Brasil
Após 10 anos, Brasil volta a ser o 1º em exportação global de milho; Japão e China lideram compras
A mídia aponta que uma mudança importante para esse resultado foi a aprovação do milho brasileiro pelos chineses, há dois anos.
Após essa decisão, os chineses, que eram abastecidos em boa parte pelos estadunidenses, entraram firmes no mercado brasileiro. Do volume total exportado pelo Brasil em 2023, 29% foram destinados aos chineses, que, em 2021, estavam ausentes do mercado nacional.
O setor do trigo também teve impacto grande nos EUA devido à redução de sua comercialização. Na década de 1970, os estadunidenses detinham 40% do mercado mundial. Nesta safra, deverão ficar com apenas 9%, segundo o jornal.
Sobre esse cereal, a produção brasileira é tímida, mas os EUA vêm perdendo participação no mercado de trigo com o avanço dos europeus, australianos, russos, ucranianos e dos argentinos.
Nesta safra 2023/24, a Rússia terá 51 milhões de toneladas de cereal disponível para exportação; a União Europeia, 36 milhões.
Trabalhadores agrícolas operam colheitadeiras nos campos da empresa Solgon durante a colheita de trigo fora da aldeia siberiana de Talniki, no distrito Uzhursky, na região de Krasnoyarsk, na Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 11.10.2023
Panorama internacional
Brasil adquire da Rússia maior remessa de trigo na história do comércio bilateral
Com demanda maior por trigo, mais uma vez os chineses assumiram a liderança mundial em importações no ano passado, com a compra de 13,3 milhões de toneladas de trigo, e voltam a liderar neste ano com a aquisição prevista de 12,5 milhões, relata a mídia.
No setor de proteínas, a progressiva parceria China-Brasil e redução da participação norte-americana no mercado mundial também é sentida.
Nos anos 2000, os EUA estavam entre os principais competidores do mercado internacional de carne bovina, com participação de 19%. Neste ano, deverão ficar com 10%. O Brasil, que só começou a ter maior presença a partir de 2005, ficará com um quarto do mercado mundial neste ano.
No setor de frango, a mesma evidência. Os Estados Unidos, que em 2000 detinham 44% desse mercado, estão com 24% agora. O Brasil saltou de 17% para 36% no mesmo período.
Os chineses, até 2012 fora da lista dos principais compradores mundiais, assumiram a ponta nos anos recentes e, em 2024, vão comprar 3,55 milhões de toneladas de carne bovina. Dados apontam, portanto, que a participação dos chineses no mercado brasileiro foi decisiva para o Brasil aumentar sua presença mundial, destaca a mídia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала