- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Alternativa russa ao SWIFT já conta com 20 países participantes

© Sputnik / Maksim BlinovDólar e rublo
Dólar e rublo - Sputnik Brasil, 1920, 16.01.2024
Nos siga no
O vice-presidente do Banco Central russo, Vladimir Chistyukhin, afirmou que o Sistema de Transferência de Mensagens Financeiras (SPFS, na sigla em russo), análogo ao SWIFT ocidental, já conta com a participação de 20 países.
Numa apresentação na Exposição e Fórum Internacional da Rússia, Chistyukhin detalhou que 557 bancos e empresas, inclusive 159 estrangeiras de 20 países, já fazem parte do SPFS. O número representa um aumento em relação a dezembro do ano passado, quando apenas 150 bancos, empresas e instituições de 16 países participavam do sistema.
O SPFS foi criado em 2014, depois de os Estados Unidos ameaçarem expulsar as instituições russas do SWIFT, sistema de transferências e pagamentos internacionais criado na Europa.
Frente às crescentes ameaças e sanções ocidentais ao seu sistema financeiro, além do SPFS, a Rússia também desenvolveu a operadora de crédito Mir em dezembro de 2015.
Presidentes dos países membros e amigos do BRICS durante a última cúpula do grupo. Joanesburgo, 24 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.01.2024
Panorama internacional
BRICS 2024: Rússia assume presidência com foco na desdolarização e sistema de pagamento alternativo
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала