- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Moscou culpa Washington por morte de jornalista norte-americano em prisão em Kiev

© Sputnik / Ministério das Relações Exteriores da Rússia / Acessar o banco de imagensA porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, participa de seu briefing semanal em Moscou, Rússia
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, participa de seu briefing semanal em Moscou, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 14.01.2024
Nos siga no
O governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, é responsável pela morte do jornalista Gonzalo Lira em uma prisão ucraniana, declarou a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

"Poderiam a Casa Branca, o Departamento de Estado e o Congresso ignorar a situação do seu cidadão e jornalista norte-americano? Não poderiam, porque as principais figuras públicas norte-americanas chamaram a atenção para o caso durante semanas", disse Zakharova em um programa do canal Rússia-1.

Da mesma forma, a representante oficial do MRE especificou que, levando em conta o montante de fundos disponibilizados por Washington a Kiev, o governo Biden tinha muitas chances de conseguir resgatar o jornalista norte-americano.
O Departamento de Estado norte-americano confirmou a morte de Lira em uma prisão na Ucrânia e enviou condolências aos familiares do jornalista. Lira tinha 55 anos e foi preso pelo Serviço de Segurança da Ucrânia em 5 de maio de 2023, acusado de justificar a operação militar especial russa e, supostamente, divulgar propagandas pró-Rússia em meio ao conflito.
Representante oficial do MRE russo, Maria Zakharova, durante briefing em 22 de julho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 13.01.2024
Panorama internacional
Uma Só China: Zakharova reitera posição russa após eleições em Taiwan
Em seus vídeos, o jornalista também teria criticado a OTAN, o governo Biden e o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky. Lira foi solto em junho do mesmo ano, mas foi preso novamente após tentar deixar a Ucrânia pela fronteira com a Hungria.
"Agora estou tentando deixar a Ucrânia para buscar asilo político na Hungria. Ou atravesso a fronteira e fico seguro ou desapareço por causa do regime de Kiev", publicou o jornalista em sua conta no X, em agosto do ano passado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала