- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Alckmin participa de ato em defesa da democracia e da posse de Arévalo na Guatemala

© Foto / Reprodução / Redes socias Geraldo Alckmin Geraldo Alckmin na Guatemala
Geraldo Alckmin na Guatemala  - Sputnik Brasil, 1920, 14.01.2024
Nos siga no
O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, participou, neste domingo (14), do ato em apoio à efetivação da posse de Bernardo Arévalo como presidente da Guatemala.
Eleito presidente da Guatemala, Bernardo Arévalo teve a posse adiada pelo Congresso do país, controlado por opositores.
A ação provocou reações imediatas: milhares de pessoas marcharam em direção ao Congresso guatemalteco para exigir que permitam a posse de Arévalo. As manifestações geraram, inclusive, confrontos entre civis e militares.
Em um chamado internacional unificado, o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, acompanhado de outros chefes de Estado e seus representantes, entre eles, Geraldo Alckmin, além de chanceleres, o alto representante da União Europeia, Josep Borrell, e o secretário-geral ibero-americano, Andrés Allamand, pediu que o Congresso do país "cumpra com seu mandato constitucional de entregar o poder" a Bernardo Arévalo.
O presidente eleito Bernardo Arévalo chega a tribunal para solicitar informações sobre processo judicial. Guatemala, 12 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.01.2024
Panorama internacional
Congresso da Guatemala adia a posse do presidente eleito Bernardo Arévalo
Em seu perfil no X, Geraldo Alckmin destacou a participação no ato em defesa da democracia e ressaltou que a efetivação da posse deve ser feita após a "realização de uma eleição justa, livre e transparente, acompanhada por observadores internacionais e refletindo a livre manifestação de vontade do povo guatemalteco".
Arévalo foi eleito presidente da Guatemala em agosto do ano passado e, após superar manobras judiciais que tentaram anular sua eleição, deveria tomar posse neste domingo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала