- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Crise no Equador: autoridades confirmam a morte de mais 1 policial em confronto com presidiários

© AP Photo / Dolores OchoaTorre de vigilância vazia dentro da Penitenciária Litoral após lutas mortais dentro da prisão em Guayaquil, Equador, 22 de julho de 2021
Torre de vigilância vazia dentro da Penitenciária Litoral após lutas mortais dentro da prisão em Guayaquil, Equador, 22 de julho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 13.01.2024
Nos siga no
O Serviço Nacional de Atenção Integral a Adultos Privados de Liberdade e Adolescentes Infratores (SNAI) do Equador informou neste sábado (13) que um policial morreu e outro ficou ferido em um confronto armado com detentos em uma prisão no sul do país.

"Na madrugada do dia 13 de janeiro, no centro de detenção número 1 da província de El Oro, ocorreu um confronto armado entre membros das Forças Armadas e da Polícia Nacional com presos. Faleceu Daniel Alejandro Tinitana González, servidor do Corpo de Segurança de Vigilância Penitenciária, e dentro deste estabelecimento há um servidor ferido", afirma o texto divulgado na rede social X (antigo Tweeter).

Ao todo, dois agentes policiais foram mortos no contexto da atual onda de violência no país, segundo o SNAI.
A órgão também informou que 158 guardas e 20 funcionários administrativos, que estavam detidos desde a última segunda-feira foram libertados em pelo menos sete prisões.
O presidente Daniel Noboa parabenizou o SNAI, a polícia e as forças armadas pelo resgate do pessoal prisional em sua conta nas redes sociais.
Mais de 1,1 mil pessoas foram presas desde o início do estado de emergência no país, na última segunda-feira (8).
Polícia Federal - Sputnik Brasil, 1920, 12.01.2024
Panorama internacional
Mídia: PF do Brasil oferece ao Equador treinamento e ferramentas para rastrear bens de criminosos
O Equador está lidando há alguns anos com uma crise de segurança que piorou nesta semana com a invasão ao vivo de uma estação de TV, explosões inexplicadas em várias cidades e o sequestro de policiais.
No dia 7 de janeiro, o líder da gangue Los Choneros, Adolfo Macías, 'o Fito', fugiu da Penitenciária do Litoral, onde cumpria uma pena de 34 anos de prisão por tráfico de drogas e homicídio.
A fuga do criminoso levou a ações do governo equatoriano. Como resposta, ocorreram explosões nas ruas e acontecimentos violentos, como o assassinato de dois policiais e o incêndio de carros, além da retenção de agentes penitenciários nos presídios.
Em meio à escalada da violência, o governo do presidente Daniel Noboa estabeleceu em decreto executivo estado de emergência por 60 dias, no qual as Forças Armadas e a Polícia Nacional terão apoio para poder neutralizar os grupos considerados terroristas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала