- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China convoca todos os países para cooperarem na garantia da segurança no mar Vermelho

© AFP 2023Uma foto tirada durante uma viagem organizada pelos houthis do Iêmen em 22 de novembro de 2023 mostra o navio de carga Galaxy Leader apreendido por combatentes dois dias antes, aproximando-se do porto no mar Vermelho, na província de Hodeida, no Iêmen
Uma foto tirada durante uma viagem organizada pelos houthis do Iêmen em 22 de novembro de 2023 mostra o navio de carga Galaxy Leader apreendido por combatentes dois dias antes, aproximando-se do porto no mar Vermelho, na província de Hodeida, no Iêmen - Sputnik Brasil, 1920, 12.01.2024
Nos siga no
A China convocou todos os países a trabalharem em conjunto para manter a segurança das rotas marítimas no mar Vermelho, conforme declarado pelo representante de Pequim nas Nações Unidas, Zhang Jun, durante uma sessão do Conselho de Segurança.

"A China insta todas as partes, especialmente os países importantes com influência, a desempenharem um papel construtivo e responsável e a colaborarem para manter a segurança e as rotas de navegação no mar Vermelho", afirmou o embaixador.

Além disso, ele observou que "as ações militares tomadas pelos países relevantes contradizem a Resolução 2722 do Conselho de Segurança da ONU recentemente adotada", que exige que os houthis parem imediatamente os ataques a navios no mar Vermelho.
Ataques aéreos da coalização ocidental contra posições do movimento xiita houthi no Iêmen - Sputnik Brasil, 1920, 12.01.2024
Panorama internacional
EUA e Reino Unido lançam novo ataque aéreo no Iêmen
"A China reitera que nenhum país deve interpretar mal ou abusar do direito internacional e das resoluções do Conselho de Segurança da ONU, nem criar novas tensões no mar Vermelho", sublinhou o diplomata.
Entre 11 e 12 de janeiro, os EUA e seus aliados lançaram mais de 20 ataques contra alvos houthis em quatro províncias do Iêmen.
De acordo com a Força Aérea dos EUA, 60 alvos foram bombardeados em 16 locais diferentes, incluindo postos de comando e controle houthis, seus depósitos de munições, sistemas de lançamento, instalações de produção e radares de defesa aérea. Mais de 100 munições guiadas com precisão de vários tipos foram usadas nos ataques.
Vasily Nebenzya - Sputnik Brasil, 1920, 12.01.2024
Panorama internacional
Representante da Rússia acusa os EUA de violar a carta da ONU devido a ataques no Iêmen
O Comando Central especificou que Washington operava em coordenação com Londres, além de contar com o apoio da Austrália, Bahrein, Canadá e Países Baixos.
Segundo os houthis, os ataques aéreos deixaram pelo menos cinco mortos e seis feridos em suas fileiras.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала