- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ao menos 1 pessoa morre e outras 5 ficam feridas em explosão em boate no Equador (VÍDEO)

© AFP 2023 / StringerMembros das Forças Armadas revistam homens durante operação de segurança em Quito, Equador, 10 de janeiro de 2024
Membros das Forças Armadas revistam homens durante operação de segurança em Quito, Equador, 10 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 11.01.2024
Nos siga no
Uma pessoa morreu em uma explosão em uma boate na província equatoriana de Orellana (região amazônica), no terceiro dia de violentos distúrbios no país onde o estado de exceção passa a vigorar por 60 dias, informou a Polícia Nacional.

"A explosão ocorreu em um estabelecimento noturno de Orellana, onde se sabe preliminarmente que há um morto, cinco feridos por queimaduras e danos materiais", informou a força policial em sua conta no X (anteriormente Twitter).

O texto especifica que as unidades policiais se mobilizaram imediatamente para reunir provas e localizar os supostos envolvidos. Segundo relatos de internautas na rede social, no setor Calderón, no norte de Quito, também foram registradas detonações em depósitos de resíduos e queda de energia.
A polícia também informou a prisão de duas pessoas que supostamente tentavam agredir pessoal da força pública em El Carmen, província de Manabí (nordeste), e que foram encontradas com armas e munições.
Entretanto, também houve relatos da estação de rádio local La Calle Habla sobre um alegado tiroteio dentro da prisão na província de Esmeraldas (norte).
Até a quarta-feira (10), foram denunciadas 14 vítimas dos acontecimentos violentos registrados nesta semana, após a fuga de uma prisão na província de Guayaquil (sudeste) do líder da facção criminosa Los Choneros, Adolfo Macías, vulgo Fito — condenado a 34 anos de prisão e ligado ao cartel de Sinaloa (México).
Atualmente, 125 funcionários do Corpo de Segurança e Vigilância Penitenciária e 14 funcionários administrativos são feitos reféns, o que soma 139 pessoas nessa condição, segundo informações do Serviço Nacional de Atenção Integral a Adultos Privados de Liberdade (SNAI).
Agentes de polícia fazem a segurança de uma estação de TV em Quito, capital do Equador (arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 10.01.2024
Panorama internacional
Polícia do Equador confirma 14 homicídios em meio a escalada de violência no país
Nesta semana também foi denunciada a fuga de Fabricio Colón Pico de outra prisão equatoriana. Capitão Pico, como é conhecido, é ligado à facção criminosa Los Lobos, a quem a procuradora-geral do Estado, Diana Salazar Méndez, acusou de participar de um plano para assassiná-la.
Entre os acontecimentos violentos relatados nos últimos dias estão o incêndio de carros, a retenção de agentes penitenciários nos presídios e as detonações nas ruas. De acordo com os últimos acontecimentos, membros de gangues criminosas dentro das prisões se opõem à transferência para outras prisões.
O presidente equatoriano Daniel Noboa afirmou que o país sairá vitorioso do conflito armado interno que vive nos últimos dias, ao enviar uma mensagem à nação na quarta-feira (10).
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала