- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Polícia do Equador confirma 14 homicídios em meio a escalada de violência no país

© AP Photo / Dolores OchoaAgentes de polícia fazem a segurança de uma estação de TV em Quito, capital do Equador (arquivo)
Agentes de polícia fazem a segurança de uma estação de TV em Quito, capital do Equador (arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 10.01.2024
Nos siga no
O Equador registrou 14 homicídios até o momento na atual onda de violência desencadeada no país, disse Víctor Herrera, comandante da Polícia Nacional do Equador na Zona 8, que compreende a província de Guayas.
"Até a manhã desta quarta-feira (10) tivemos 14 homicídios intencionais", disse o chefe da polícia durante uma coletiva de imprensa.
Entre as vítimas, segundo Herrera, quatro foram mortas em meio aos acontecimentos classificados como terroristas pela polícia. Os casos estão sendo investigados para apurar a participação dos grupos criminosos na ação.
O comandante ressaltou que haverá respostas contundentes a quem tentar minar a ordem pública e destacou que no decreto assinado pelo presidente Daniel Noboa, que reconhece um conflito interno armado no país, há uma lista de organizações criminosas consideradas terroristas.
Funcionários de emissora pública deixam prédio às pressas após invasão de criminosos armados. Guayaquil, 9 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 10.01.2024
Panorama internacional
Equador: como o país saiu de oásis da segurança sul-americana para uma guerra civil sem precedentes?
No dia 7 de janeiro, o líder da gangue Los Choneros, Adolfo Macías, 'o Fito', fugiu da Penitenciária do Litoral, onde cumpria uma pena de 34 anos de prisão por tráfico de drogas e homicídio.
A fuga do criminoso levou a ações do governo equatoriano. Como resposta, ocorreram explosões nas ruas e acontecimentos violentos, como o assassinato de dois policiais e o incêndio de carros, além da retenção de agentes penitenciários nos presídios.
Em meio a escalada da violência, o governo Noboa estabeleceu em outro decreto executivo, estado de emergência por 60 dias, no qual as Forças Armadas e a Polícia Nacional terão apoio para poder neutralizar os grupos considerados terroristas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала