- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

União Europeia gasta ainda mais as reservas de gás de emergência com a chegada do inverno

© Sputnik / Maxim Blinov / Acessar o banco de imagensProjeto de Produção de Gás Natural Liquefeito (GNL) Arctic LNG 2
Projeto de Produção de Gás Natural Liquefeito (GNL) Arctic LNG 2 - Sputnik Brasil, 1920, 10.01.2024
Nos siga no
A onda de frio no Hemisfério Norte tem provocado o aumento no consumo de energia entre os Estados-membros do bloco.
O fornecimento de gás natural nas instalações de armazenamento subterrâneo da União Europeia (UE) continua diminuindo à medida que o tempo frio obriga a utilizar mais combustível para aquecimento, informou a mídia russa na terça-feira (9).
Os inventários de gás na UE, um dos principais indicadores para o mercado global, caíram para 85% no início de janeiro, depois de o bloco ter informado que os armazenamentos tinham atingido um máximo histórico de quase 98% em outubro.
De acordo com os dados, a produção de energia renovável, como a proveniente de turbinas eólicas, caiu em dezembro, cobrindo apenas cerca de 15% das necessidades energéticas do bloco europeu e deverá diminuir ainda mais devido ao tempo bom e aos ventos fracos, o que aumentará ainda mais a procura por gás.
Entretanto, a gigante russa do ramo de energia, a Gazprom, continua a fornecer gás para trânsito para a Europa Ocidental e Central através da Ucrânia por meio da única estação de bombeamento de gás que ainda resta, Sudzha.
Fábrica de processamento de gás Amur, da Gazprom, perto da cidade de Svobodny. Região de Amur, Rússia, 13 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.01.2024
Panorama internacional
Gazprom eleva suprimentos de gás para a China a novos recordes
De acordo com o veículo, a operadora ucraniana do sistema de transporte de gás disse ter recebido um pedido da Gazprom para transitar 42,4 milhões de metros cúbicos através de Sudzha para terça-feira. Este é o maior volume de gás que pode ser tecnicamente bombeado através deste ponto de entrada, segundo a Gazprom.
Outra importante artéria para o fornecimento de gás à Europa é a estação de Sokhranovka, que anteriormente movimentava cerca de um terço do gás russo que fluía através da Ucrânia para a UE, e foi encerrada por Kiev em maio de 2022. Isto deixou Sudzha como o único ponto de entrada para o trânsito de gás pelo país.
Kiev declarou que "por força maior" não poderia mais realizar a supervisão técnica da estação de Sokhranovka para os trânsitos de energia. A Gazprom, no entanto, afirma não haver fundamento para tal medida, insistindo que a estação pode funcionar normalmente.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала