- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Kremlin: discutir 'fórmula de paz' de Zelensky sem participação russa é um processo muito estranho

© Sputnik / Stanislav KrasilnikovSoldados das unidades de artilharia do Distrito Militar Central das Forças Armadas da Rússia disparam contra posições das Forças Armadas da Ucrânia com obuseiros rebocados Msta-B de 152 mm na direção de Krasny Liman, durante a operação militar especial, em 18 de novembro de 2023
Soldados das unidades de artilharia do Distrito Militar Central das Forças Armadas da Rússia disparam contra posições das Forças Armadas da Ucrânia com obuseiros rebocados Msta-B de 152 mm na direção de Krasny Liman, durante a operação militar especial, em 18 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.01.2024
Nos siga no
Perto de quase dois anos da operação militar especial russa e mesmo com o fracasso da contraofensiva ucraniana, o porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, ressaltou nesta quarta-feira (10) a estranheza de supostas negociações de paz na região entre Zelensky e aliados ocidentais sem a participação de Moscou.
Enquanto isso, o regime de Vladimir Zelensky tem percorrido o mundo em busca de novos financiamentos, cada vez mais escassos ao país. "Quanto a alguns processos de paz, ainda há vazios aqui. Vocês veem processos absolutamente difíceis de explicar relacionados à fórmula de de Zelensky: uma combinação de países que discutem uma paz efêmera sem a participação da Rússia é um processo muito estranho", declarou.
Diante da recusa de qualquer conversa de Kiev com o governo russo para negociar um acordo, o país segue com a operação militar no país, ressaltou Peskov.
"De fato, ainda há uma recusa legalmente vinculativa de Kiev em negociar com Moscou, então a Rússia continua sua operação militar especial", acrescentou o porta-voz.
O Ministro da Defesa Sergei Shoigu faz um discurso durante uma reunião sobre a inspeção das forças da Frota do Pacífico da Rússia com altos funcionários do ministério no Centro de Gerenciamento de Defesa Nacional em Moscou, Rússia, 14 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.01.2024
Operação militar especial russa
Forças russas mantêm a iniciativa estratégica em toda a linha de contato de combate, diz Shoigu

Aliados da Ucrânia admitem fracasso

Em discurso ao parlamento nesta quarta-feira (10), o ministro da Defesa italiano, Guido Crosetto, disse que chegou a hora de a diplomacia preparar o caminho para a paz entre Rússia e Ucrânia.
Crosetto acrescentou que a contraofensiva ucraniana de 2023 não produziu o resultado desejado, e que a situação militar deve ser vista com realismo.
"Desta perspectiva [da contraofensiva] parece que chegou a hora de uma diplomacia incisiva, junto a apoio militar, porque há uma série de sinais importantes vindos de ambos os lados", disse o ministro segundo o canal The Channel New Asia.
Ao mesmo tempo, o chefe da Defesa pontuou que Moscou "está progressivamente mostrando vontade de negociar e assegurar a sua economia, enquanto a posição da Ucrânia parece menos intransigente do que antes".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала