DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Tumbas milenares talhadas na rocha e repletas de artefatos são descobertas no Egito (FOTOS)

CC0 / / Esfinge e Pirâmide de Quéops
Esfinge e Pirâmide de Quéops - Sputnik Brasil, 1920, 09.01.2024
Nos siga no
Durante escavações na necrópole de Sacará, no Egito, a missão arqueológica conjunta egípcio-japonesa desenterrou um túmulo intacto talhado na rocha datado da Segunda Dinastia do Império Antigo (c. 2890 – c. 2686 a.C.). O túmulo contém os restos de um adulto e uma criança.
A maravilha arquitetônica, que se acredita remontar à Segunda Dinastia, apresenta desenhos intrincados e oferece uma visão do trabalho artesanal dos antigos construtores egípcios. Os padrões do túmulo e a cerâmica descoberta em seu interior permitem entender o contexto histórico de sua criação, escreve Ahram online.

"Os artefatos descobertos fornecem um vislumbre da vida daqueles que viveram nesta civilização antiga", disse Mustafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito.

© Foto / Conta oficial de mídia social do Ministério do Turismo e Antiguidades do EgitoUm dos esqueletos encontrados na necrópole de Sacará, no Egito.
Um dos esqueletos encontrados na necrópole de Sacará, no Egito - Sputnik Brasil
1/2
Um dos esqueletos encontrados na necrópole de Sacará, no Egito.
© Foto / Conta oficial de mídia social do Ministério do Turismo e Antiguidades do EgitoUma das sepulturas encontradas no local da escavação arqueológica na necrópole de Sacará, no Egito.
Uma das sepulturas encontradas no local da escavação arqueológica na necrópole de Sacará, no Egito - Sputnik Brasil
2/2
Uma das sepulturas encontradas no local da escavação arqueológica na necrópole de Sacará, no Egito.
1/2
Um dos esqueletos encontrados na necrópole de Sacará, no Egito.
2/2
Uma das sepulturas encontradas no local da escavação arqueológica na necrópole de Sacará, no Egito.
Os restos arqueológicos da Segunda Dinastia são muito mais raros do que os da Primeira e Terceira. Mesmo os nomes e a ordem de reinado dos faraós não são claros, uma vez que os registros sobreviventes de reis têm lacunas e são contraditórios, com apenas três primeiros e o último sendo confirmados. A escassez de restos da Segunda Dinastia torna o túmulo recém-descoberto particularmente significativo.
© Foto / Conta oficial de mídia social do Ministério do Turismo e Antiguidades do EgitoUma das sepulturas encontradas no local da escavação arqueológica na necrópole de Sacará, no Egito
Uma das sepulturas encontradas no local da escavação arqueológica na necrópole de Sacará, no Egito - Sputnik Brasil, 1920, 09.01.2024
Uma das sepulturas encontradas no local da escavação arqueológica na necrópole de Sacará, no Egito
Destaca-se que a equipe arqueológica descobriu outras tumbas talhadas na rocha da Época Baixa (712-332 a.C.) e da Era Ptolemaica (304-30 a.C.), contendo inúmeros artefatos, incluindo cerâmica, máscaras pintadas, estatuetas e amuletos de divindades como Ísis, Harpócrates e Bes.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала