DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Arqueólogos desenterram garrafa de mais de 7 mil anos na China

© Foto / Divulgação China DailyUma garrafa com mais de 7.000 anos foi descoberta no sítio Peiligang, na cidade de Xinzheng, província de Henan, no centro da China
Uma garrafa com mais de 7.000 anos foi descoberta no sítio Peiligang, na cidade de Xinzheng, província de Henan, no centro da China - Sputnik Brasil, 1920, 08.01.2024
Nos siga no
Um tipo raro de garrafa que data de mais de 7 mil anos foi desenterrado no sítio arqueológico de Peiligang, na cidade chinesa de Xinzheng, província de Henan, informou nesta segunda-feira (8) o Instituto de Arqueologia da Academia Chinesa de Ciências Sociais. Trata-se do artefato datado mais antigo desse tipo na China, segundo a entidade.
De acordo com o pesquisador do Instituto, Li Yongqiang, uma estimativa preliminar da idade da garrafa recém-descoberta indica que ela tem aproximadamente 7,7 mil anos. Ele explicou que garrafas com esse formato incomum, com boca pequena e fundo pontiagudo, estão entre os artefatos representativos da cultura Yangshao, do período Neolítico, entre 5 mil a 7 mil anos atrás, que se originou ao longo do curso médio do Rio Amarelo.

"Esta descoberta fornece evidências materiais novas e cruciais para explorar a origem e a relação de desenvolvimento entre a cultura Peiligang e a cultura Yangshao", disse o pesquisador no informativo do instituto.

Com cerca de 10 centímetros de comprimento, é muito menor do que as garrafas de boca pequena e fundo pontiagudo comumente vistas nesse período.
Sítio arqueológico onde a tumba de 3.500 anos foi encontrada na China - Sputnik Brasil, 1920, 02.01.2024
Ciência e sociedade
Arqueólogos conseguem determinar data exata de uma tumba repleta de artefatos na China (FOTOS)
De acordo com os estudos, em combinação com a descoberta anterior de que os colonos do local de Peiligang já tinham aprendido como usar o bolor de levedura vermelha para fermentação e fabricação de vinho, a garrafa recém-descoberta poderia ter sido um recipiente usado pelos ancestrais para fazer levedura. Arqueólogos também acreditam que o recipiente possa ter sido usado para coleta de água ou como item funerário.
Os arqueólogos descobriram ainda um grande número de artefatos de pedra do Paleolítico tardio, fragmentos de cascas de ovos de avestruz, pedaços de minério de ferro vermelho e outros itens no sítio Peiligang.
De acordo com Li, a descoberta fornece novo material para o estudo de temas importantes, como a paisagem social do Paleolítico tardio na região das Planícies Centrais e a transição do Paleolítico para o Neolítico.
O sítio Peiligang é um assentamento agrícola com uma área de 50 mil a 60 mil metros quadrados. É conhecido como um dos berços da civilização agrícola chinesa, que remonta a aproximadamente 7,6 mil a 8 mil anos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала