- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Governo do Brasil demonstra preocupação e condena onda de violência no Equador

© Marcelo Camargo / Agência BrasilFachada do Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. Brasília
Fachada do Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. Brasília - Sputnik Brasil, 1920, 09.01.2024
Nos siga no
O Itamaraty publicou uma nota na noite desta terça-feira (9) dizendo que acompanha com preocupação a situação no Equador e condena as ações de violência conduzidas por grupos criminosos organizados em diversas cidades no país.
O governo brasileiro também demonstrou solidariedade ao homônimo equatoriano e à população do país.
Nesta terça-feira (9), a escalada da violência no Equador, que vem crescendo recentemente, ficou marcada pela invasão de grupos criminosos em um canal de televisão em Guayaquil, além de ataques em universidades, comércios e outros ambientes públicos.
O presidente Daniel Noboa havia declarado na segunda-feira (8) estado de exceção no país. Hoje (9), após os diversos episódios de violência, o chefe do Executivo declarou o reconhecimento de um conflito armado interno e ordenou que o Exército realize operações para neutralizar os grupos.

"O presidente Daniel Noboa Azín assinou decreto executivo que declara conflito armado interno e identificou os seguintes grupos do crime transnacional como organizações terroristas e atores beligerantes não estatais: Águilas, ÁguilasKiller, Ak47, Caballeros Oscuros, ChoneKiller, Choneros, Covicheros, Cuartel de las Feas, Cubanos, Fatales, Gangster, Kater Piler, Lagartos, Latin Kings, Lobos, Los p.27, Los Tiburones, Mafia 18, Mafia Trébol, Patrones, R7, Tiguerones", aponta um comunicado do governo.

Com o objetivo de retomar o controle de áreas tomadas pelas facções, o presidente equatoriano decretou emergência por 60 dias a partir da última segunda-feira (8). Já as facções declararam que qualquer pessoa que estiver nas ruas após 23h00 será "executada".
Eleito em outubro do ano passado, Daniel Noboa, de 36 anos, prometeu acabar com os cartéis do país ligados ao tráfico de drogas e ao crime organizado após um dos principais líderes fugir da prisão: José Adolfo Macías, conhecido como "Fito".
Suspeitos de invadir emissora de TV foram detidos pela Polícia do Equador. Guayaquil, 9 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 09.01.2024
Panorama internacional
Polícia do Equador prende suspeitos ligados à violenta invasão armada em canal de TV
Segundo autoridades locais, 139 funcionários administrativos e da segurança foram sequestrados em cinco penitenciárias. São elas: CPL Azuay N°1, Cañar N° 2, Napo N°1, Tungurahua N°1 y Cotopaxi N°1.
Noboa também informou nesta terça-feira (9) sobre a instalação do Conselho de Segurança Pública de Estado e afirmou que não permitirá que "grupos terroristas destruam a paz do país".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала