- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Taiwan rastreia movimentação do Exército chinês nas proximidades da ilha

© AP Photo / Chiang Ying-yingBandeira de Taiwan tremula perto do prédio Taipé 101 no Salão Memorial Nacional Dr. Sun Yat-Sen em Taipé, Taiwan, 7 de maio de 2023
Bandeira de Taiwan tremula perto do prédio Taipé 101 no Salão Memorial Nacional Dr. Sun Yat-Sen em Taipé, Taiwan, 7 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.01.2024
Nos siga no
O Ministério da Defesa de Taiwan anunciou neste sábado (6) que suas Forças Armadas identificaram 13 aeronaves e cinco navios do Exército Popular de Libertação (ELP) da China, além de dois balões chineses, se aproximando da ilha nas últimas 24 horas.
O comunicado oficial da pasta revelou que, a partir das 06h00 (19h00 de sexta-feira no horário de Brasília), 13 aeronaves e cinco navios chineses foram detectados na proximidade da ilha.
Destaca-se que um drone WZ-7 do Exército chinês entrou na zona de identificação. Em resposta, as autoridades taiwanesas enviaram patrulhas aéreas e marítimas para monitorar a situação e implantaram sistemas de mísseis terrestres.
O presidente da China, Xi Jinping, discursa durante visita a Hong Kong, em 30 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 31.12.2023
Panorama internacional
Reunificação da China com Taiwan é uma inevitabilidade histórica, diz Xi Jinping
A movimentação de dois balões chineses também foi observada, cruzando a chamada linha média do estreito de Taiwan a distâncias significativas da ilha.
Os balões estavam a noroeste da cidade de Hsinchu, na parte noroeste da ilha, movendo-se a altitudes de aproximadamente 5,1 quilômetros e 7,31 quilômetros para nordeste.
Essa recente escalada na presença militar chinesa ocorre em um contexto de tensões crescentes entre Taiwan e a China, agravadas pela visita da então presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, à ilha em agosto de 2022.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Wang Wenbin fala durante o briefing diário em Pequim, em 11 de junho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 05.01.2024
Panorama internacional
MRE chinês: países espalham rumores de genocídio em Xinjiang, mas fecham os olhos à Faixa de Gaza
A China, que considera Taiwan uma de suas províncias, criticou a visita de Pelosi, interpretando-a como apoio dos EUA ao separatismo taiwanês e respondendo com exercícios militares em grande escala.
As relações oficiais entre o governo central da República Popular da China (RPC) e a província insular de Taiwan permanecem interrompidas desde 1949, após as forças do Kuomintang se refugiarem na ilha.
Embora os contatos comerciais e informais tenham sido retomados nos anos 1980, as tensões persistem, e a movimentação recente destaca a fragilidade da situação na região.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала