- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ex-presidente do Bundestag alemão quer proibir partido que mais cresce na Alemanha

© Sputnik / Aleksei VitvitskyA bandeira nacional da República Federal da Alemanha sobre o edifício Bundestag no dia das eleições para o Parlamento alemão. Berlim, 26 de setembro de 2021
A bandeira nacional da República Federal da Alemanha sobre o edifício Bundestag no dia das eleições para o Parlamento alemão. Berlim, 26 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 04.01.2024
Nos siga no
O ex-presidente do Bundestag, câmara baixa do Legislativo, e o deputado do Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD, na sigla em alemão) Wolfgang Thierse apelaram ao governo alemão para proibir o cada vez mais popular partido de direita Alternativa para a Alemanha (AfD).
"Se os departamentos de proteção constitucional dos três Estados federais classificaram a AfD como um partido extremista de direita, então o Estado é obrigado a verificar a possibilidade de proibir a AfD (a nível federal)", disse o político em entrevista ao Tagesspiegel.
Ao mesmo tempo, Wolfgang Thierse observa que na Alemanha é difícil proibir um partido e que o procedimento pode levar muitos anos, e a AfD, na opinião dele, pode se apresentar como uma "vítima" e usar isso para fins de propaganda.
Anteriormente, a co-presidente do SPD, Saskia Esken, também não descartou a proibição da AfD no futuro.
Olaf Scholz, chanceler alemão, durante conferência de imprensa em uma cúpula da União Europeia em Bruxelas. Bélgica, 27 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.12.2023
Panorama internacional
Crise na Alemanha reflete sujeição de Berlim aos EUA e abre oportunidades para o Brasil, vê analista
Em 2023, o Gabinete Federal para a Proteção da Constituição (BfV, na sigla em alemão) reconheceu as filiais da AfD na Saxônia, Turíngia e Saxônia-Anhalt como extremistas de direita. Essa decisão permitirá que as autoridades federais expandam o seu arsenal de ferramentas de vigilância sobre a organização.
No nível federal, o partido é "suspeito de extremismo", o que é considerado uma ameaça menor. Em junho do ano passado, o Instituto Alemão de Direitos Humanos publicou um relatório no qual afirmava que as condições para a proibição da AfD estavam reunidas.
A AfD ganhou popularidade acentuadamente nos últimos seis meses: de acordo com as pesquisas, sua classificação oscila na faixa de 18-23%, o que o torna o segundo partido mais popular depois do bloco de oposição da União Democrata Cristã (CDU, na sigla em alemão) e da União Social Cristã (CSU, na sigla em alemão).
O primeiro-ministro da Baviera, Markus Soder, participa de uma coletiva de imprensa no Gabinete do Chanceler após consultas entre os governos federal e estadual em Berlim, terça-feira, 23 de março de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 25.11.2023
Panorama internacional
Alemanha está em estado de emergência, diz governador da Baviera
Durante o ano passado, a AfD nomeou dois presidentes de assembleias no leste do país. O partido, entre outras coisas, defende ativamente a limitação do fluxo de migrantes e a necessidade de iniciar negociações de paz na Ucrânia. Os opositores do partido o acusam frequentemente de ter laços estreitos com a Rússia.
Em setembro, serão realizadas eleições em três estados da Alemanha Oriental — Saxônia, Turíngia e Brandemburgo. A AfD lidera as pesquisas de opinião nos três estados, à frente de todos os outros partidos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала