- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Alemanha está em estado de emergência, diz governador da Baviera

© AP Photo / Michael KappelerO primeiro-ministro da Baviera, Markus Soder, participa de uma coletiva de imprensa no Gabinete do Chanceler após consultas entre os governos federal e estadual em Berlim, terça-feira, 23 de março de 2021
O primeiro-ministro da Baviera, Markus Soder, participa de uma coletiva de imprensa no Gabinete do Chanceler após consultas entre os governos federal e estadual em Berlim, terça-feira, 23 de março de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 25.11.2023
Nos siga no
A Alemanha está em uma grave crise de Estado, alertou o ministro-presidente da Baviera, Markus Söder, neste sábado (25). Segundo o político, a coligação de partidos governantes atuais, liderada por Olaf Scholz e seu Partido Social-Democrata da Alemanha, não tem plano para resolver o problema do buraco orçamentário do país.
"Será declarado agora o estado de emergência relacionado ao Orçamento do Estado. De fato, isto nada mais é do que uma emergência governamental", disse Söder antes de uma reunião de membros do União Social Cristã (CSU) em Nuremberg, segundo o jornal alemão Welt.
Söder é líder do CSU, partido que faz coligação com o União Democrata-Cristã (CDU), sigla de Angela Merkel durante sua estadia como chanceler do país germânico nos anos de 2005 a 2021.
As despesas adicionais do orçamento do Estado alemão foram congeladas pelo Ministério das Finanças do país. A decisão foi tomada segundo uma decisão das cortes do país, que declararam ilegal a realocação do governo de 60 bilhões (R$ 322 bilhões) não utilizados nos orçamentos anteriores.
Soldado dispara metralhadora de um tanque Leopard 2, no Batalhão de Tanques 203 da Bundeswehr (Forças Armadas da Alemanha), em Augustdorf. Alemanha, 1º de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.11.2023
Panorama internacional
Em crise por conta de ajuda à Ucrânia, Alemanha pode taxar super-ricos para financiar Exército
A decisão do tribunal se baseia em uma regra de teto de dívida, que não permite que o orçamento da dívida do Estado aumente além de uma certa proporção.
Essa medida irá afetar o orçamento de vários ministérios do país, incluindo medidas governamentais para manter os preços de energia sob controle através do Fundo de Estabilização Econômica (FSM). Na última sexta-feira (24), o ministro das Finanças alemão, Christian Lindner, anunciou que os subsídios cessarão a partir de janeiro de 2024.
Para Söder, a emergência não é apenas orçamentária, mas governamental. Para ele, a coligação governante não só não tem um plano, como também não tem um líder. "Este governo se afundou no chão", disse o líder político.
O político sublinhou ainda que a ideia de simplesmente conter os preços da eletricidade não se justifica; é necessária uma revisão da política energética no seu conjunto. Além disso, considera importante reiniciar a operação das centrais nucleares alemãs.
O presidente estadunidense, Joe Biden (à direita), escuta o chanceler alemão, Olaf Scholz, durante reunião no Salão Oval da Casa Branca. Washington D.C., 3 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.11.2023
Panorama internacional
EUA e Alemanha querem forçar Zelensky a aceitar a paz, diz mídia alemã
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала