- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

ONU se opõe a declarações de ministros israelenses sobre 'saída forçada' de palestinos de Gaza

© AP Photo / Abed KhaledPalestinos tentam fugir de hospital atacado pelo Exército de Israel. Cidade de Gaza, 16 de outubro de 2023
Palestinos tentam fugir de hospital atacado pelo Exército de Israel. Cidade de Gaza, 16 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.01.2024
Nos siga no
A Organização das Nações Unidas (ONU) se posicionou contrariamente ao deslocamento forçado dos palestinos da Faixa de Gaza, sugerido por membros de alto escalão do governo israelense, reforçou a porta-voz da entidade, Florencia Soto Niño.
"Nós opomos totalmente ao deslocamento forçado em geral. Isso tem que estar absolutamente claro", disse a porta-voz em uma coletiva de imprensa quando perguntada sobre as declarações recentes feitas por ministros israelenses sobre a saída de palestinos de Gaza.

"Todas as pessoas têm direito à proteção contra o deslocamento forçado", afirmou Soto Niño.

No dia 31 de dezembro, o ministro das Finanças de Israel, Bezalel Smotrich, declarou ser favorável que os palestinos abandonassem Gaza, para que os israelenses pudessem "fazer florescer no deserto".

"Para termos segurança devemos controlar o território [Faixa de Gaza]. Para controlar militarmente o território por muito tempo, precisamos de presença civil", afirmou o ministro à mídia local quando perguntado sobre restabelecimento dos assentamentos ilegais israelenses no território palestino.

De acordo com o ministro, o governo israelense deveria "encorajar" os palestinos a deixarem o território.
Fontes consultadas recentemente pela Sputnik asseguram que Israel planeja "realocar" milhares de palestinos em territórios de países vizinhos da Faixa de Gaza, como o Egito.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, preside uma reunião de gabinete na base militar de Kirya, que abriga o Ministério da Defesa de Israel, em Tel Aviv, 24 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.01.2024
Panorama internacional
Suprema Corte israelense anula principal lei da reforma judicial de Netanyahu
O ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben Gvir, também fez declarações que vão de encontro à desapropriação territorial dos palestinos, quando sugeriu um programa que incentiva a emigração dos habitantes do enclave.
As declarações dos ministros, no entanto, foram rechaçadas pela comunidade internacional, inclusive pelos Estados Unidos, que as chamou de "irresponsáveis."
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала