- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Irã aponta áreas em que o BRICS terá grande papel

© Sputnik / Grigory SysoevO ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, participam de uma cerimônia de assinatura após sua reunião em Moscou, Rússia, 5 de dezembro de 2023
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, participam de uma cerimônia de assinatura após sua reunião em Moscou, Rússia, 5 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.01.2024
Nos siga no
O vice-ministro das Relações Exteriores do Irã citou energia, tecnologia, setor aeroespacial, corredores de trânsito e as tecnologias baseadas em conhecimento como áreas promissoras para o grupo.
O BRICS desempenhará um papel importante em vários setores, disse o vice-ministro das Relações Exteriores do Irã para Diplomacia Econômica, à Sputnik.
"Três questões são o problema mais importante: a primeira é a produção de energia, a segunda é o transporte de energia e a terceira é o consumo de energia. Posso dizer que essas três questões estão sendo abordadas pelo BRICS", disse Mehdi Safari.
Safari sublinhou que, graças à adesão da Índia, do Irã e da Rússia, o BRICS pode desempenhar um papel importante em áreas como energia, tecnologia, aeroespacial, corredores de trânsito, tecnologias baseadas em conhecimento, a presença nas águas do golfo Pérsico, golfo de Omã e oceano Índico, e o comércio global em geral.
Quanto à Rússia, que preside neste ano o BRICS, ela pode formar uma secretaria no grupo, previu ele.
"A Rússia, um país com experiência [de trabalho] em organizações de nível global e regional, na minha opinião, pode criar uma nova entidade no BRICS, que acabará por assumir a forma de um secretariado", observou.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, durante reunião com Sergei Chemezov, CEO da corporação russa Rostec (fora da foto), em 28 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.01.2024
Panorama internacional
Putin: na presidência do BRICS, a Rússia conta trabalhar com todos os Estados-membros
Na opinião de Mehdi Safari, a falta de um secretariado do BRICS faz com que cada país que preside a organização mantém, de forma independente, informações sobre várias áreas das atividades da organização, mas não passa os dados para o próximo país que preside. Safari crê que o Irã está "muito interessado em que essa secretaria seja formada o mais rápido possível".
O vice-ministro parabenizou a Rússia pelo início de sua presidência do BRICS e agradeceu a Moscou pelo grande apoio de Teerã em aceitar o Irã na organização. O alto responsável sugeriu que a Rússia seria capaz de ajudar o Irã e os novos Estados-membros do BRICS a atingir seus objetivos na associação.
Além disso, Safari disse que as relações entre os países são estabelecidas mais facilmente dentro do fórum do que a nível bilateral.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала